Coldplay afirma ter batido meta de redução de emissões em turnê
Banda tinha metade de cortar pela metade e conseguiu reduzir em 59% as emissões da "Music of the Spheres" no comparativo com a turnê anterior


O Coldplay anunciou que superou a própria meta de redução de emissões de carbono em shows ao vivo.
Em 2019, o vocalista Chris Martin anunciou que a banda daria um tempo nas turnês enquanto pensava em formas de tornar suas performances mais ecologicamente corretas.
Dois anos depois, o Coldplay anunciou a turnê “Music of the Spheres” e com ela, a promessa de reduzir pela metade as emissões geradas pela produção dos shows, transporte de equipamentos e viagens de banda e equipe.
A conquista se deve em parte à participação do público, que gera energia pulando em pistas de dança cinéticas e pedalando em bicicletas especialmente modificadas. A banda também prometeu plantar uma árvore para cada ingresso vendido para seus shows.
As diversas medidas inovadoras durante a turnê, que incentivaram o público a participar da iniciativa ecológica, levaram a uma redução de 59% em relação à turnê anterior em estádios, realizada em 2016 e 2017, disse o Coldplay. A banda afirmou ainda que os números foram verificados pelo MIT Environmental Solutions Initiative.
Citado em um comunicado no site do Coldplay, John E. Fernandez, diretor da iniciativa do MIT, parabenizou a banda pela “dedicação a ações positivas e significativas”, acrescentando que eles estão “estabelecendo um novo padrão para toda a indústria da música”.
O Coldplay agradeceu a “todas as pessoas brilhantes que tornaram isso possível”.
“Acima de tudo, gostaríamos de agradecer a todos que vieram a um show e ajudaram a carregar as baterias do show nas bicicletas ergométricas e pistas de dança cinéticas; todos que chegaram a pé, de bicicleta, carona ou transporte público; todos que vieram com garrafas de água reutilizáveis ou devolveram sua pulseira LED para reciclagem; e todos que compraram um ingresso, o que significa que você plantou uma das 7 milhões de árvores até agora”, acrescentou a banda.
https://www.instagram.com/p/C7wFHJ6Ibi0/?img_index=1
A turnê mundial em estádios começou na Costa Rica em março de 2022 e vai continuar até o final deste ano, tocando para fãs em locais como Finlândia, Grécia, Austrália e Nova Zelândia.
Em uma análise mais detalhada das medidas tomadas, a banda disse que 7 milhões de árvores foram plantadas, 18 shows em 2023 foram totalmente movidos por um sistema que usa baterias recicladas de BMW i3 e que 72% de todo o lixo da turnê foi desviado de aterros sanitários.
No entanto, o Coldplay admitiu que ainda há muito o que ser feito.
“Como banda e como indústria, estamos longe de onde precisamos estar. Mas somos gratos pela ajuda de todos até agora e saudamos todos que estão se esforçando para empurrar as coisas na direção certa.”
Em uma entrevista com Becky Anderson da CNN em 2022, Martin disse: “Não é um exercício puramente caridoso. Estamos tentando provar que o capitalismo pode ser um pouco mais compassivo e ecologicamente consciente.”
Turnês ecológicas existem há décadas, com músicos como Neil Young e Bonnie Raitt entre os pioneiros. Mas à medida que os efeitos da mudança climática continuam se intensificando, a indústria da música está agora trazendo essa abordagem para o mainstream. Entre aqueles que tomaram medidas para tornar suas performances mais ecológicas estão Billie Eilish e Maroon 5.
Coldplay lançará suas últimas músicas novas em 2025, anuncia vocalista