Chadwick Boseman: relembre os principais papéis que marcaram sua carreira

Compartilhar notícias
Consagrado pelo papel de T’Challa, rei de Wakanda, em Pantera Negra (2018), o primeiro super-herói negro dos quadrinhos, Boseman recebeu homenagem de ex-colegas de elenco, piloto de Fórmula 1, fãs e até mesmo da candidata à vice-presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris.
Mas, além do icônico Pantera Negra, Boseman também figurou outros papéis de peso na televisão e no cinema. Um deles, inclusive, não chegou a estrear.
Ao lado da vencedora do Oscar Viola Davis, o astro está entre o elenco de Ma Rainey's Black Bottom (O fundo do poço de Ma Rainey, em tradução livre). O longa estava programado para ser lançado neste ano, mas foi adiado pela pandemia do novo coronavírus, com os cinemas fechados pelo isolamento social. Agora, Ma Rainey será marcado como o filme póstumo de Boseman.
Carreira
Nascido no estado da Carolina do Sul, Boseman iniciou sua carreira na televisão. Entre os seriados que ele integrou o elenco, estão "Third Watch" (Parceiros da Vida); "ER" (Plantão Médico); Law & Order (Lei e Ordem); e Lincoln Heights.
Já no cinema, o primeiro grande papel veio como o jogador de baseball Jackie Robinson, no filme 42: A História de uma Lenda. Posteriormente, Boseman viveu James Brown, integrou o time dos Vingadores e atuou no último longa do premiado diretor Spike Lee.
Relembre, a seguir, outros filmes interpretados pelo ator:
42: A História de uma Lenda
Lançado em 2013, o filme retrata a história de Jackie Robinson (Chadwick Boseman), jogador de baseball que disputa a liga nacional dos negros, até ser recrutado por Branch Rickey (Harrison Ford), executivo de um time, para competir a liga principal. O longa retrata a luta contra o racismo em 1946.
James Brown
Já em 2015, Chadwick Boseman interpretou a biografia do cantor, dançarino e compositor James Brown, conhecido como “O Padrinho do Soul.”
Capitão América: Guerra Civil
Em 2016, o ator surgiu pela primeira vez como T'Challa, rei de Wakanda. O personagem foi criado pela Marvel em 1996 e fez história por ser o primeiro super-herói negro dos quadrinhos americanos. Dois anos após esse filme, Pantera Negra foi lançado, batendo a marca do US$ 1 bilhão nas bilheterias globais.
Vingadores: Guerra Infinita
Como Pantera Negra, Boseman integrou o time dos Vingadores em Guerra Inifita, em 2018. Neste filme, Thanos chega à Terra disposto a reunir as "joias do infinito."
Crime sem saída
Em 2019, Boseman foi Andre Davis, um detetive da polícia de Nova York, que tem a missão de encontrar um assassino de policiais. A missão faria com que ele recuperasse a honra perdida após tarefas mal-executadas.
King: Uma História de Vingança
Lançado em 2020, também pela Netfix, Boseman interpreta Jacob King, um misterioso homem que deixa a África do Sul, seu país natal, em busca de vingança. King vai até Los Angeles, nos Estados Unidos, para dar o troco pela morte de sua irmã.
Marshall: Igualdade e Justiça
Em Marshall: Igualdade e Justiça, Boseman dá vida a Thurgood Marshal. Antes de se tornar o primeiro juiz afro-descendente, Marshall deve encarar um caso que pode definir os rumos de sua carreira: defender um homem negro que está sendo acusado de atacar uma socialite branca em seu quarto – e que jura inocência.
Destacamento Blood

Dirigido por Spike Lee, Destacamento Blood retrata um grupo de quatro veteranos de guerra afro-americanos, que voltam ao Vietnã em busca de restos mortais do líder de seu antigo esquadrão. Além de Chadwick, que interpreta Stormin' Norman, Clarke Peters e Delroy Lindo também fazem parte do elenco do filme.
O longa foi ar em 2020 no canal de streaming Netflix e foi o último lançamento antes da morte de Boseman.
*Edição: Paula Bezerra