Chadwick Boseman: relembre os principais papéis que marcaram sua carreira
Além do icônico Pantera Negra, Boseman também figurou outros papéis de peso no cinema; veja quais são
A inesperada morte do ator Chadwick Boseman, na noite da última sexta-feira (28), aos 43 anos, chocou o mundo do cinema e, principalmente fãs do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, em inglês). Boseman enfrentava um câncer no cólon, parte central do intestino grosso, há cerca de quatro anos.
Consagrado pelo papel de T’Challa, rei de Wakanda, em Pantera Negra (2018), o primeiro super-herói negro dos quadrinhos, Boseman recebeu homenagem de ex-colegas de elenco, piloto de Fórmula 1, fãs e até mesmo da candidata à vice-presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris.
Leia também:
Chadwick Boseman: artistas lamentam morte do ator de ‘Pantera Negra’
Hamilton homenageia Chadwick Boseman: “Wakanda Forever”
Mas, além do icônico Pantera Negra, Boseman também figurou outros papéis de peso na televisão e no cinema. Um deles, inclusive, não chegou a estrear.
Ao lado da vencedora do Oscar Viola Davis, o astro está entre o elenco de Ma Rainey’s Black Bottom (O fundo do poço de Ma Rainey, em tradução livre). O longa estava programado para ser lançado neste ano, mas foi adiado pela pandemia do novo coronavírus, com os cinemas fechados pelo isolamento social. Agora, Ma Rainey será marcado como o filme póstumo de Boseman.
Carreira
Nascido no estado da Carolina do Sul, Boseman iniciou sua carreira na televisão. Entre os seriados que ele integrou o elenco, estão “Third Watch” (Parceiros da Vida); “ER” (Plantão Médico); Law & Order (Lei e Ordem); e Lincoln Heights.
Já no cinema, o primeiro grande papel veio como o jogador de baseball Jackie Robinson, no filme 42: A História de uma Lenda. Posteriormente, Boseman viveu James Brown, integrou o time dos Vingadores e atuou no último longa do premiado diretor Spike Lee.
Relembre, a seguir, outros filmes interpretados pelo ator:
42: A História de uma Lenda
Lançado em 2013, o filme retrata a história de Jackie Robinson (Chadwick Boseman), jogador de baseball que disputa a liga nacional dos negros, até ser recrutado por Branch Rickey (Harrison Ford), executivo de um time, para competir a liga principal. O longa retrata a luta contra o racismo em 1946.
James Brown
Já em 2015, Chadwick Boseman interpretou a biografia do cantor, dançarino e compositor James Brown, conhecido como “O Padrinho do Soul.”
Capitão América: Guerra Civil
Em 2016, o ator surgiu pela primeira vez como T’Challa, rei de Wakanda. O personagem foi criado pela Marvel em 1996 e fez história por ser o primeiro super-herói negro dos quadrinhos americanos. Dois anos após esse filme, Pantera Negra foi lançado, batendo a marca do US$ 1 bilhão nas bilheterias globais.
Vingadores: Guerra Infinita
Como Pantera Negra, Boseman integrou o time dos Vingadores em Guerra Inifita, em 2018. Neste filme, Thanos chega à Terra disposto a reunir as “joias do infinito.”
Crime sem saída
Em 2019, Boseman foi Andre Davis, um detetive da polícia de Nova York, que tem a missão de encontrar um assassino de policiais. A missão faria com que ele recuperasse a honra perdida após tarefas mal-executadas.
King: Uma História de Vingança
Lançado em 2020, também pela Netfix, Boseman interpreta Jacob King, um misterioso homem que deixa a África do Sul, seu país natal, em busca de vingança. King vai até Los Angeles, nos Estados Unidos, para dar o troco pela morte de sua irmã.
Marshall: Igualdade e Justiça
Em Marshall: Igualdade e Justiça, Boseman dá vida a Thurgood Marshal. Antes de se tornar o primeiro juiz afro-descendente, Marshall deve encarar um caso que pode definir os rumos de sua carreira: defender um homem negro que está sendo acusado de atacar uma socialite branca em seu quarto – e que jura inocência.
Destacamento Blood
Dirigido por Spike Lee, Destacamento Blood retrata um grupo de quatro veteranos de guerra afro-americanos, que voltam ao Vietnã em busca de restos mortais do líder de seu antigo esquadrão. Além de Chadwick, que interpreta Stormin’ Norman, Clarke Peters e Delroy Lindo também fazem parte do elenco do filme.
O longa foi ar em 2020 no canal de streaming Netflix e foi o último lançamento antes da morte de Boseman.
(Edição: Paula Bezerra)