‘Centro do apetite está no cérebro, não no estômago’, diz Sophie Deram
Especialista analisou como melhorar nossa relação com a comida
O CNN Nosso Mundo desta sexta-feira (20) entrevistou a escritora e PhD em Nutrição Sophie Deram, que falou como melhorar nossa relação com a comida e os problemas da insegurança alimentar e da obesidade.
Centro do apetite está no cérebro, não no estômago
Sophie Deram
A Organização Mundial da Saúde (OMS) trata a obesidade como um dos problemas mais graves do mundo e estima que, em três anos, o número de adultos fora do peso pode chegar a 2,3 bilhões em todo o mundo. Segundo a organização, serão 700 milhões de pessoas em risco por excesso de gordura no corpo.
Aqui no Brasil, os casos de obesidade aumentaram 72% em 13 anos, e os médicos alertam para o crescimento entre os mais jovens: 13% das crianças entre 5 e 9 anos já sofrem de obesidade.
Dado este cenário, o desafio parece ser: como melhorar a nossa relação com a comida?
Segundo Deram, “obesidade não se resolve apenas com dieta”, pois o “o centro do apetite está no cérebro, não no estômago”.
O erro da nutrição é simplificar a noção de calorias
Sophie Deran
Com PhD em Nutrição, Sophie Deram é especialista em tratamento de transtornos alimentares e autora dos livros “O Peso das Dietas” e “Os 7 Pilares da Saúde Alimentar”.
Ela foi entrevistada por Lia Bock, Glória Vanique e Rita Wu, e quem comandou a atração foi Luciana Barreto. O CNN Nosso Mundo é exibido às sextas-feiras, a partir das 22h30.
A CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN. O programa também pode ser assistido ao vivo no site da CNN Brasil.
*Editado por Daniel Fernandes