Censura chinesa altera final do filme “Minions 2: A Origem de Gru”
A medida é mais um exemplo de autoridades chinesas editando um filme popular de Hollywood para torná-lo "mais politicamente correto"
Os censores chineses alteraram o final do recente filme de animação “Minions 2: A Origem de Gru” para seu lançamento doméstico na China, afirmaram usuários de mídia social de todo o país no fim de semana.
A medida é mais um exemplo de autoridades chinesas editando um filme popular de Hollywood para torná-lo “mais politicamente correto,” levando alguns espectadores a lamentar as mudanças.
De acordo com postagens e capturas de tela do filme compartilhadas no Weibo, uma plataforma semelhante ao Twitter, os censores colocaram um adendo no qual Wild Knuckles, personagem do filme de roubo, foi pego pela polícia e cumpriu 20 anos de prisão.
Gru, um co-conspirador de Wild Knuckles, “retornou para sua família” e “sua maior realização é ser o pai de três filhas”, mostraram as capturas de tela do filme.
Na versão internacional, o filme termina com Gru e Wild Knuckles, os dois anti-heróis da história, cavalgando juntos depois que Wild Knuckles forjou sua própria morte para evitar a captura pelas autoridades.
Vários comentaristas on-line zombaram do adendo, dizendo que se assemelhava a uma apresentação de slides.
A China impõe uma cota para o número de filmes estrangeiros que podem ser exibidos nos cinemas nacionais. Muitos filmes de Hollywood que são exibidos no país têm certas cenas omitidas ou alteradas.
Às vezes, alguns espectadores observam que os finais alternativos dos filmes divergem muito do original.
No ano passado, os espectadores chineses do clássico filme de 1999 “Clube da Luta” notaram que o final original, no qual o protagonista e seu alter ego detonam um conjunto de arranha-céus, não estava na versão exibida no site de streaming doméstico Tencent Video.
Em vez disso, um roteiro na tela dizia que a polícia “rapidamente descobriu todo o plano e prendeu todos os criminosos, impedindo com sucesso a explosão da bomba”.
As mudanças foram amplamente ridicularizadas entre os fãs chineses do filme original e até provocaram respostas do diretor do filme e do autor da obra em que foi baseado. A Tencent depois restaurou o final original.