Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Caso Bocardi: saiba o que diz o Código de Ética e Conduta da Globo

    Jornalista foi demitido da emissora na qual trabalhou por 25 anos após "descumprir normas éticas do Jornalismo da Globo"

    Fernanda Pinottida CNN

    Na quinta-feira (30), o jornalista Rodrigo Bocardi foi demitido da TV Globo por “descumprir normas éticas do Jornalismo” da emissora, na qual atuava há 25 anos.

    O jornalista não se pronunciou sobre a decisão e a Globo disse, em comunicado, que “a empresa não comenta decisões de compliance”. Nas redes sociais, muitos especulam qual teria sido o motivo que levou ao desligamento do ex-apresentador do Bom Dia São Paulo.

    O que diz o Código de Ética e Conduta da Globo?

    O Código de Ética e Conduta do Grupo Globo serve para definir parâmetros que servem de orientação para os integrantes da empresa e limites aos quais os funcionários estão sujeitos.

    A parte do documento que dispõe sobre os compromissos éticos dos integrantes do Grupo Globo se divide em seções específicas. Confira abaixo alguns trechos do documento:

    • Combate à corrupção

    “O Grupo Globo não aceita a prática de corrupção por parte de qualquer de seus Integrantes. Situações que possam ser configuradas como corrupção serão avaliadas pela Comissão de Ética e Conduta, recebendo as sanções cabíveis, sem prejuízo das penalidades legais aplicáveis.

    Em nenhuma hipótese, os Integrantes estão autorizados a pagar ou a receber qualquer forma de propina ou de suborno, ou qualquer outra vantagem indevida, dentro ou fora do Brasil.”

    • Conflito de interesses

    “Os Integrantes devem contribuir para um ambiente livre de conflito de interesses, sendo proibidas a realização de negócios e/ou a tomada de decisões em face de potencial conflito de interesses. […]

    Os Integrantes não devem exercer atividades, remuneradas ou não, em organizações que (i) tenham objetivos conflitantes com as diretrizes e os princípios estabelecidos neste Código ou (ii) tenham relação comercial com qualquer Empresa, e cuja contratação pelo Grupo Globo seja de responsabilidade direta ou indireta do Integrante em questão, ou ainda que, por outros motivos, possa configurar conflito de interesses.

    É vedado a qualquer Integrante usar a visibilidade ou o prestígio do Grupo Globo, assim como seu cargo ou função para influenciar alguém ou obter vantagens ou benefícios indevidos, sejam patrimoniais ou de outra natureza.”

    • Contabilidade e auditoria

    “Os registros contábeis devem refletir de forma completa e precisa as operações das Empresas.”

    • Fusões, aquisições e outras parcerias

    “Os Integrantes que participarem de processos de fusões, aquisições, restruturações societárias ou de estabelecimento de parcerias deverão ser diligentes na verificação de cometimento de irregularidades ou atos ilícitos e apurar se há evidências de vulnerabilidade nas empresas e nos agentes envolvidos.”

    • Meio ambiente

    “O Grupo Globo tem como premissa atender às legislações, normas e boas práticas ambientais aplicáveis ao nosso negócio e a toda nossa cadeia de valor, além de investir em tecnologias e processos de baixo carbono e energia renovável, de maneira a mitigar o impacto das mudanças climáticas.”

    Entenda o que é compliance, motivo da demissão de Rodrigo Bocardi

    Tópicos