Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Carnaval 2025: veja como foi o Desfile das Campeãs no Rio

    Beija-Flor, Grande Rio, Imperatriz, Viradouro, Portela e Mangueira cruzaram a Marquês de Sapucaí no sábado (8)

    Gabriela Maraccinida CNN

    Seis escolas de samba cariocas retornaram à Marquês de Sapucaí no sábado (8) para o Desfile das Campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro. Além da campeã Beija-Flor, passaram pelo solo sagrado as agremiações Grande Rio, Imperatriz, Viradouro, Portela e Mangueira.

    O evento teve início com apresentações das cantoras Ivete Sangalo, Iza, Zezé Motta e Leci Brandão. O show prestou homenagem às mulheres, no Dia Internacional da Mulher.

    O desfile foi, então, aberto pela Estação Primeira de Mangueira, cujo enredo contou as relações e influência do povo Bantu na formação do Rio de Janeiro. Em seguida, a Portela desfilou homenageando Milton Nascimento, com o enredo “Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol”.

    A Viradouro entrou com o enredo apresentando a história de Malunguinho, líder do Quilombo de Catucá, no Norte de Pernambuco. Depois, Imperatriz Leopoldinense cruzou a Sapucaí com enredo de temática afro: “Ómi Tútu ao Olúfon – Água fresca para o senhor de Ifón”, que fala sobre o desejo de Oxalá em visitar o reino Xangô.

    Em seguida foi a vez da vice-campeã Grande Rio entrar na passarela. O desfile foi marcado por protestos por parte de integrantes após polêmica envolvendo possível inconsistência nas notas divulgadas pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). Cartazes com dizeres como “Injustiça” e “Verdadeira Campeã 2025” figuraram na passagem da escola.

    Por fim, a campeã Beija-Flor homenageou Laíla, diretor de Carnaval da escola que faleceu durante a pandemia de Covid-19. Ele foi um dos responsáveis pelo sucesso do desfile de 1989, mesmo com a censura.

    O desfile das campeãs foi marcado também por despedidas: Neguinho da Beija-Flor, intérprete da escola campeã, se despediu do Carnaval, enquanto a atriz Paolla Oliveira, rainha de bateria da Grande Rio, se emocionou em sua última apresentação. Já na Viradouro, a rainha de bateria Érika Januza se despediu do posto.

    Em entrevista recente à CNN, Neguinho comentou sobre sua aposentadoria e o recente título conquistado pela Beija-Flor. “A Beija-Flor é uma escola enraizada, comunidade muito forte, muito voltada para a escola. Espero toda a felicidade. Eu vou estar acompanhando”.

    Milton Nascimento sobre ser enredo da Portela: “Nem nos sonhos”

    Tópicos