Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    “Cancelados” do Lollapalooza 2024 deixam fãs frustrados e descontentes

    Paramore, Dove Cameron Rina Sawayama e Jaden cancelaram participação no festival; à CNN, fãs expressam descontentamento com a atitude

    Nicoly Bastosda CNN , São Paulo

    Uma nova edição do Lollapalooza chegou. Nesta sexta-feira (22), fãs de música poderão conferir bandas e artistas como Blink-182, Kings of Leon, SZA e Sam Smith. Apesar da variedade de nomes da indústria da música confirmados no festival, o evento volta a ser marcado por alguns cancelamentos – inclusive de headliners (principais atrações de cada dia).

    O grupo Paramore, um dos headliners do sábado (23), segundo dia de festival, foi o primeiro a cancelar sua participação. A substituição de Hayley Williams, Taylor York e Zac Farro trouxe a volta da banda Kings of Leon para o Brasil.

    Recentemente, o festival ainda recebeu o cancelamento de Dove Cameron, Rina Sawayama e Jaden, substituídos por Jessie Reyez e banda Greta Van Fleet.

    Nas redes sociais, fãs dos artistas mostraram descontentamento com a atitude do cancelamento. O site Dove Cameron Brasil, feito por amantes da cantora, chegou a ser encerrado pelos mesmos.

    À CNN, fãs de Dove Cameron, Paramore e Rina Sawayama falaram mais sobre sua relação com o cancelamento dos artistas no Lollapalooza 2024.

    Veja fotos do Lolla 2024:

    [cnn_galeria active=”false” id_galeria=”6721291″ title_galeria=”Veja imagens do Lollapalooza 2024″/]

    O que dizem os fãs dos “cancelados” no Lollapalooza 2024

    Expectativas frustradas

    A advogada Camila Oliveira, 27 anos, é fã do Paramore há 16 anos. Ela conta que foi ao show da banda pela primeira vez em 2023, quando eles vieram ao Brasil com a turnê “This is Why”.

    “Curti muito o show, eles tocaram músicas antigas e novas, para fãs antigos e atuais! Eu chorei, sorri, dancei, gritei muito, voltei rouca e fiz amizade com outros fãs da banda. Fiquei com muita vontade de ir esse ano, tentar ficar mais perto do palco e ver de pertinho, já que não consegui comprar pista premium no ano passado”, contou ela.

    A expectativa, segundo Camila, acabou rápido.

    “Eu fiquei extremamente frustrada e triste, era pra eu ter comprado os ingressos assim que eles confirmaram a vinda ao Brasil, mas decidi esperar um pouco pois estava juntando dinheiro e fiquei com receio de ter cancelamentos, pois acontece muito nos festivais. Quando eles cancelaram, fiquei muito decepcionada, principalmente porque não tiveram uma consideração de dar explicações sinceras e claras aos fãs, achei muito desrespeitoso”, disse a advogada.

    Falando sobre o motivo do cancelamento em nota oficial, o Paramore disse que passa por “motivos pessoais” que causaram a desistência do show no Brasil.

    O designer gráfico Danilo Santos, de 27 anos, também é fã do Paramore e também da Rina. Ele também foi no show da banda no último ano, então o impacto do cancelamento da cantora foi maior.

    “O show do Paramore eu ia assistir pela segunda vez, mas o da Rina estava esperando há muito tempo, pois anos atrás já tinham especulações que ela viria em outras edições do Lolla. Fiquei triste, pois eu particularmente comprei para ver ela, era a primeira vez que ela viria ao Brasil”.

    A analista jurídica Mariana Fernandes, de 28 anos, que é fã de Rina desde 2019, também comentou a alta expectativa que pairava nos fãs da artista.

    “Ela passou 2022 e 2023 fazendo vários shows e festivais, então quando ela foi anunciada no Lolla, fiquei muito feliz e com a expectativa muito alta.

    Desistência do Lollapalooza 2024

    O gerente administrativo financeiro Arthur Munhé, de 24 anos, fez parte do site e redes sociais do perfil “Dove Cameron Brasil” desde 2014. Para ele, a frustração foi tamanha que chegou a desistir de ir no festival.

    “Vendi o ingresso por um valor mais baixo do que comprei. Só estava indo para ver exclusivamente ao show da Dove. Não fazia sentido vender pelo mesmo valor porque no site do Lolla ainda está disponível a venda de ingressos. Com a notícia do cancelamento, toda minha vontade de ir passou.”

    O fã disse que, além do ingresso, já tinha feito a reserva do Hotel que ficaria, já que é do Rio de Janeiro e estava procurando sobre a passagem de avião. “Por sorte, consegui o reembolso do valor do Hotel depois de explicar toda a situação”, contou ele.

    Camila Oliveira também desistiu de ir no festival. Essa é a primeira vez que a advogada não irá ao Lolla em seis anos.

    “Desde 2018 eu vou ao Lollapalooza, porque acho um festival muito legal pra quem ama ir em shows, pois junta vários artistas que eu gosto em um só lugar. Já tiveram outros cancelamentos que me deixaram triste, incluindo o do Blink-182 ano passado. Então esse ano quando anunciaram Blink novamente e o Paramore cancelou, eu só conseguia pensar: ‘E se eu tivesse comprado? E se eu comprar e Blink cancelar de novo?’ Então preferi não arriscar, afinal, não é um festival barato”, relatou a fã.

    Impacto na relação de fã

    Camila, Danilo, Mariana e Arthur afirmaram que estão muito descontentes com a atitude dos artistas, apesar de cada um ter seu motivo.

    Arthur chegou a pausar as atividades do site e redes de Dove Cameron Brasil. Segundo ele, a revolta é que não faz sentido cancelar porque quer focar na produção de seu novo álbum. A artista chegou a dizer em comunicado nas redes sociais que quer vir ao país quando tiver um material novo. O show no Lollapalooza Argentina também foi cancelado.

    “Ela foi totalmente desrespeitosa com os fãs! Na minha cabeça e na cabeça de pessoas sensatas não faz sentido cancelar o show para focar na produção do seu álbum e simplesmente no dia do show da Argentina você estar se divertindo com o namorando na Europa. Seria muito melhor se simplesmente falasse: ‘Não estou afim de ir'”, desabafou Arthur. “Chamei a Gleice, a outra dona do DCBR, no WhatsApp e perguntei: ‘O que acha de simplesmente darmos uma pausa diante de tudo que está acontecendo?’ E ela concordou com a ideia. Dito isso, fui no grupo e perguntei o consenso dos outros administradores.”

    Arthur afirma que foi “totalmente frustrante” o cancelamento, uma vez que ele afirma ter dedicado dez anos de sua vida à artista. “Acho que eu estaria mentindo para mim mesmo se dissesse que não me afetou. Continuo frustrado como fã e não sinto o mesmo carinho e admiração que sentia antes. Não faz sentido investir tanto em alguém que simplesmente não liga para você”, enfatizou Arthur.

    Camila também não ficou feliz com o cancelamento do Paramore.

    “Eu achei muito frio o comunicado de cancelamento, achei realmente uma falta de consideração com os fãs. Os shows em outros lugares do mundo continuam confirmados, então achei bem desculpinha. Desde que eles cancelaram, não escutei mais nenhuma música da banda”, disse ela.

    Mariana Fernandes também não gostou da atitude de Rina Sawayama. “Ela fez shows no mundo inteiro nesses últimos dois anos, mas só cancelou os shows na América Latina, o que eu percebo é que muitos artistas estão nem aí para o Brasil e os países daqui”, pontuou.

    Danilo, por sua vez, disse que está chateado, mas entende os motivos de Rina. “Fiquei chateado pela forma que ela fez o pronunciamento, não pareceu muito sincero, mas ela tem os motivos dela e eu vi também que ela estava enfrentando problemas com a gravadora atual.”

    A cantora relatou neste mês, ao jornal Independent que vem tendo conflitos com a atual gravadora, desde que se levantou contra falas sexistas e preconceituosas de outro artista famoso que faz parte da mesma empresa.

     

     

    Tópicos