Bold Glamour: filtro do TikTok acende debate pelas transformações realistas
Novo filtro poderia utilizar inteligência artificial para tornar as modificações extremamente reais e distorcer a realidade


Um novo filtro do TikTok está chamando atenção pela precisão da transformação no rosto das pessoas. Desde que ganhou força na última semana, já são mais de 9 milhões de vídeos compartilhados utilizando o “Bold Glamour“, nome do efeito, na plataforma.
Os retoques deixam os lábios maiores, bochechas e nariz contornados, pele mais suave e maquiagem nos olhos. Mas, ao contrário de outros filtros, que apresentam cílios exagerados ou falhas quando a pessoa gesticula na frente do rosto, o “Bold Glamour” se adapta ao rosto humano e não distorce e nem falha quando há uma obstrução.
Uma usuária publicou um vídeo utilizando o filtro e, no final, mostrou sua verdadeira aparência, revelando que não tem um dos olhos. Outra TikToker também mostrou como o rosto ficou totalmente diferente, mas extremamente realista.
@kelseyellison Social media these days… 😤 #boldglamour ♬ Make Your Own Kind Of Music – Mama Cass
@zhangsta Lots of controversy around this viral new filter #boldglamourfilter and how realistic it looks. 🤯 i was curious on how it works, s/o to @luke.hurd for explaining the tech behing this new filter! #deeplearning #augmentedreality #zhangsta #todayilearned #newtech #machinelearning #viralfilter #explained #teenagelookfilter ♬ original sound – ZHANGSTA🫡
Após viralizar e dividir os usuários entre fãs e críticos do novo efeito, o Bold Glamour tem sido discutido por supostamente utilizar inteligência artificial, acendendo o debate sobre como a IA pode apresentar transformações faciais cada vez mais legítimas e mais difíceis de detectar a “ilusão”.
Os filtros tradicionais geralmente usam a câmera 2D e mapeiam o rosto para um modelo 3D e, por isso, podem distorcer ou apresentar falhas quando você os obstrui, já que a sobreposição 3D tem dificuldade em aderir ao “formato” do rosto, diferente da IA.
O TikTok não confirmou, até o momento, se o filtro realmente foi feito a partir da inteligência artificial. Em uma atualização no último dia 22 de fevereiro, a plataforma anunciou que os criadores de efeitos teriam acesso a diversos recursos de IA no Effect House, pool de ferramentas para a criação de filtros, que alteram o rosto de um usuário em tempo real.
Effect House 2.0.0 is out now 🥳 lots of new features but the stars of the show are Generative Effects, our first GAN features that let you change facial characteristics in real time! 🧵⬇️ pic.twitter.com/oq2F5OXMBA
— Greg Feingold (@GregFeingold) February 22, 2023
A Dra. Renee Engeln, professora de psicologia da Northwestern University, alertou sobre o uso do filtro, em entrevista à NBC News, e explicou que as mídias sociais desempenham um papel importante na maneira como os adolescentes socializam e se veem, especialmente pela quantidade de fotos retocadas e editadas.
“Vamos ver consequências psicológicas”, disse. “Uma coisa é se comparar a uma pessoa bonita e famosa – outra é se comparar a uma versão extra bonita de si mesmo que não existe no mundo em lugar nenhum”.
Na plataforma, usuários defendem que o Bold Glamour deveria vir com um aviso de que há um ajuste facial de um filtro, pois pode provocar uma distorção da realidade e da autoestima, além de afetar a saúde mental.
@lblikesThese filters are getting so insane. I miss when it was just using the dog filter on Snapchat♬ original sound – Lindsay Borow
@lookwhoshira How beauty filters have impacted my self esteem. Your sign to unfollow people that dont bring you joy 🤍 social media should make people feel connected and inspired, not critical of their appearance #beautyfilter #bereal #tiktokfilter #unrealisticexpectations #beautytok ♬ original sound – Hira Mustafa