Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Bold Glamour: filtro do TikTok acende debate pelas transformações realistas

    Novo filtro poderia utilizar inteligência artificial para tornar as modificações extremamente reais e distorcer a realidade

    Sofia Sampaioda CNN Brasil Soft

    Um novo filtro do TikTok está chamando atenção pela precisão da transformação no rosto das pessoas. Desde que ganhou força na última semana, já são mais de 9 milhões de vídeos compartilhados utilizando o “Bold Glamour“, nome do efeito, na plataforma.

    Os retoques deixam os lábios maiores, bochechas e nariz contornados, pele mais suave e maquiagem nos olhos. Mas, ao contrário de outros filtros, que apresentam cílios exagerados ou falhas quando a pessoa gesticula na frente do rosto, o “Bold Glamour” se adapta ao rosto humano e não distorce e nem falha quando há uma obstrução.

    Uma usuária publicou um vídeo utilizando o filtro e, no final, mostrou sua verdadeira aparência, revelando que não tem um dos olhos. Outra TikToker também mostrou como o rosto ficou totalmente diferente, mas extremamente realista.

    @kelseyellison Social media these days… 😤 #boldglamour ♬ Make Your Own Kind Of Music – Mama Cass

    @zhangsta Lots of controversy around this viral new filter #boldglamourfilter and how realistic it looks. 🤯 i was curious on how it works, s/o to @luke.hurd for explaining the tech behing this new filter! #deeplearning #augmentedreality #zhangsta #todayilearned #newtech #machinelearning #viralfilter #explained #teenagelookfilter ♬ original sound – ZHANGSTA🫡

    Após viralizar e dividir os usuários entre fãs e críticos do novo efeito, o Bold Glamour tem sido discutido por supostamente utilizar inteligência artificial, acendendo o debate sobre como a IA pode apresentar transformações faciais cada vez mais legítimas e mais difíceis de detectar a “ilusão”.

    Os filtros tradicionais geralmente usam a câmera 2D e mapeiam o rosto para um modelo 3D e, por isso, podem distorcer ou apresentar falhas quando você os obstrui, já que a sobreposição 3D tem dificuldade em aderir ao “formato” do rosto, diferente da IA.

    O TikTok não confirmou, até o momento, se o filtro realmente foi feito a partir da inteligência artificial. Em uma atualização no último dia 22 de fevereiro, a plataforma anunciou que os criadores de efeitos teriam acesso a diversos recursos de IA no Effect House, pool de ferramentas para a criação de filtros, que alteram o rosto de um usuário em tempo real.

    A Dra. Renee Engeln, professora de psicologia da Northwestern University, alertou sobre o uso do filtro, em entrevista à NBC News, e explicou que as mídias sociais desempenham um papel importante na maneira como os adolescentes socializam e se veem, especialmente pela quantidade de fotos retocadas e editadas.

    “Vamos ver consequências psicológicas”, disse. “Uma coisa é se comparar a uma pessoa bonita e famosa – outra é se comparar a uma versão extra bonita de si mesmo que não existe no mundo em lugar nenhum”.

    Na plataforma, usuários defendem que o Bold Glamour deveria vir com um aviso de que há um ajuste facial de um filtro, pois pode provocar uma distorção da realidade e da autoestima, além de afetar a saúde mental.

    @lblikesThese filters are getting so insane. I miss when it was just using the dog filter on Snapchat♬ original sound – Lindsay Borow

    @lookwhoshira How beauty filters have impacted my self esteem. Your sign to unfollow people that dont bring you joy 🤍 social media should make people feel connected and inspired, not critical of their appearance #beautyfilter #bereal #tiktokfilter #unrealisticexpectations #beautytok ♬ original sound – Hira Mustafa

    Tópicos