Bienal do Livro de SP: veja 5 destaques da programação desta terça (10)
Evento acontece de 6 a 15 de setembro no Distrito Anhembi, zona norte de São Paulo
A 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo começou na última sexta-feira (6) e vai até o dia 15 de setembro no Distrito Anhembi, na zona norte da capital paulista.
Nesta terça-feira (10), o público pode conferir bate-papos e palestras com autores e personalidades. Confira 5 destaques abaixo.
Confira os destaques da Bienal do Livro de São Paulo nesta terça-feira (10):
- Amarelitudes: Histórias e experiências de autores asiáticos brasileiros, com Paola Yuu Tabata, Monge Han, Yoshi Itice e mediação de Leo Hwan, às 12h15, na Arena Cultural;
- O tempo não para: Cazuza em versos e imagens, com Ramon Nunes Mello, Lucinha Araujo (mãe de Cazuza), Cahê Rodrigues e mediação de Michele Miranda, às 16h, no Salão de Ideias;
- Novelas e teledramaturgia: Narrativas que influenciam e moldam a sociedade, com Maria Adelaide Amaral, Mauricio Stycer, Rosane Svartman e Samir Machado de Machado, às 16h, na Arena Cultural;
- 60 anos depois: reflexões e memórias do golpe militar de 1964, com Dênis de Moraes, Miriam Leitão e mediação de Lu Fernandes, às 18h, no Salão de Ideias;
- Investigações na História, com Leonardo Padura, Samir Machado de Machado e Rodrigo Casarin, às 19h15, na Arena Cultural.
Confira detalhes e a programação completa da Bienal do Livro de SP no site do evento.
Como comprar ingresso para a Bienal do Livro de SP?
Os ingressos para a Bienal do Livro podem ser adquiridos na bilheteria local do Distrito do Anhembi ou online, pelo site ou aplicativo da Fever. A organização do evento recomenda a compra com antecedência, para evitar que os ingressos esgotem antes de sua chegada.
Tem direito à entrada gratuita: professores, profissionais do livro, crianças com menos de 12 anos, adultos com mais de 60 e membros do Sesc com credencial plena.
Quando e onde acontece a Bienal do Livro de SP?
A 27ª Bienal do Livro de São Paulo acontece de 6 a 15 de setembro de 2024.
- Segunda a sexta: das 09h às 22h (acesso ao evento até 21h)
- Sábados e domingos: das 10h às 22h (acesso ao evento até 21h)
- Último dia (15/09): das 10h às 21h (acesso ao evento até 19h)
A edição deste ano retorna em um ambiente mais espaçoso, ocupando os 75 mil metros quadrados do Distrito Anhembi, que foi recentemente reformado para comportar eventos maiores. Segundo a organização da Bienal, o intuito é acomodar as pessoas de maneira mais confortável, para evitar problemas de locomoção e filas, tanto na entrada como dentro do local. Todos os corredores devem ter pelo menos 10 metros de espaço para o trânsito do público.
- Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP – 02012-021 / Portão 38 – Acesso carros / Portão Principal – Acesso pedestres
Quais as principais atrações da Bienal do Livro de SP?
Ao longo dos 10 dias de Bienal estão confirmados mais de 700 autores nacionais e internacionais em encontros e palestras espalhados pelos palcos do evento.
Atrações nacionais
Alguns dos principais nomes brasileiros que participarão dos encontros e palestras da Bienal são: Conceição Evaristo, uma das escritoras negras mais reconhecidas do Brasil, autora de “Olhos d’água” e diversas outras obras; Stênio Gardel, escritor cearense mais conhecido por “A palavra que resta”; e Ailton Krenak, escritor e líder indígena eleito imortal da Academia Brasileira de Letras, autor de diversas obras, dentre elas “Ideias para adiar o fim do mundo”.
Também marcam presença Pedro Bandeira, um dos principais autores de literatura infanto-juvenil brasileira; Itamar Vieira Jr., autor dos sucessos “Torto Arado” e “Salvar o Fogo”; e Thalita Rebouças, escritora de livros voltados para o público adolescente, como “Fala sério, pai!”.
Além de Junior Rostirola, autor do livro mais vendido no Brasil atualmente, “Café Com Deus Pai”; o youtuber Felipe Neto, que lançou “Como enfrentar o ódio: A internet e a luta pela democracia” recentemente; e muitos outros.
Atrações internacionais
Entre os nomes internacionais estão Jeff Kinney, autor de uma das séries infanto-juvenis mais famosas, “Diário de um Banana”; Hwang Bo-Reum, representante da onda de livros coreanos que tem ganhado o mundo nos últimos anos e autora de “Bem-vindos à Livraria Hyunam-Dong”; e Abby Jimenez, responsável por diversos romances, como “Para Sempre Seu” e “Parte do Seu Mundo”.
Além disso, também marcam presença na Bienal a cantora e escritora Hayley Kiyoko, que transformou sua música mais famosa em livro com “Girls Like Girls: Uma História de Amor Entre Garotas”, Lynn Painter, autora de “Melhor do que Nos Filmes”, sucesso absoluto entre fãs de Taylor Swift e recheado de referências à cantora, e mais.
Qual livro marcou sua infância? Visitantes da Bienal do Livro SP dão sua opinião
Bienal do Livro de SP: veja principais autores nacionais confirmados