Beija-Flor define título e recorte de enredo sobre Laíla; conheça
Escola de Nilópolis será a segunda a desfilar na segunda-feira de Carnaval e contará a história de um dos seus maiores baluartes
A Beija-Flor de Nilópolis divulgou, na segunda-feira (27), o título e o recorte do enredo que fará sobre Laíla, um de seus maiores baluartes, para o Carnaval de 2025.
Com a assinatura de João Vitor Araújo e a pesquisa de Bianca Behrends, Vivian Pereira e Guiherme Niegro, “Laíla de todos os santos, Laíla de todos os Sambas” partirá da religiosidade e da fé em Xangô, passeará por sua atuação no Carnaval dentro e fora da Beija-Flor e terminará em um reencontro com Joãosinho Trinta no plano espiritual.
Laíla e o carnavalesco trabalharam por muitos anos juntos na agremiação de Nilópolis e no Salgueiro, onde foram relevados.
“Para ele e por ele, a gana de reacender o rolo compressor; o coro da nação cantando alto e batendo no peito, reivindicando respeito com a mesma paixão insana daquele que nos ensinou o tanto que há de sagrado nessa festa profana”, diz o texto da sinopse.
A homenagem a Laíla foi confirmada pela Beija-Flor no dia 28 de fevereiro, mas os detalhes do recorte do enredo só foram divulgados na segunda-feira, data em que o diretor de carnaval e de harmonia, intérprete e carnavalesco faria 81 anos se estivesse vivo. Luiz Fernando Ribeiro do Carmo morreu em 2021, vítima da Covid-19.
A Beija-Flor conquistou apenas um oitavo lugar no Carnaval de 2024, o que equivale à segunda pior colocação da escola desde sua volta definitiva à elite do Carnaval carioca, em 1974. Para 2025, a escola de Nilópolis 14 vezes campeã do Carnaval tentará o 15º título da folia carioca e será a segunda escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval.