Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Quem são todos os participantes LGBT+ que estiveram no BBB?

    Desde a primeira edição, 50 participantes declaradamente LGBTQIAP+ já passaram pelo Big Brother Brasil; veja lista

    Julia Bonincolaboração para a CNN

    Desde a sua primeira edição, há 25 anos, o BBB mudou diversos critérios de seleção dos participantes e dinâmicas em busca de aumentar a diversidade do reality show, algo que acompanha a tendência do público de exigir cada vez mais inclusão no programa. Com o BBB25, três novos brothers e sisters entram na lista.

    Ao todo, sete edições não tiveram nenhuma pessoa abertamente LGBTQIAP+ no elenco. No entanto, o BBB10 foi histórico pela quantidade de pessoas da comunidade — grupo que ficou conhecido como “Coloridos” —, o BBB11 trouxe a primeira participante trans e, desde o BBB18, houve representatividade em todas as temporadas.

    Confira todos os participantes e ex-participantes LGBTQIAP+ da história da atração:

    BBB1 – André

    O músico André Gabeh foi o primeiro homem gay da história do Big Brother Brasil e chegou à final da disputa, mas acabou em terceiro lugar. Ele continua sendo chamado por diversos veículos para comentar sobre o programa.

    André Gabeh, do BBB1
    André Gabeh, do BBB1 • Reprodução/TV Globo

    BBB4 – Cristiano

    Apesar de ser casado com um homem quando participou do BBB4, Cristiano Carnevale não falava da sexualidade na época. Em entrevistas, ele explicou que decidiu esconder a orientação sexual em rede nacional porque sua mãe, que ainda era viva, não sabia de sua atração por homens.

    Cristiano Carnevale, do BBB4
    Cristiano Carnevale, do BBB4 • Reprodução/TV Globo

    BBB5 – Jean

    Primeiro ex-BBB da comunidade a levar R$ 1 milhão para casa, Jean Wyllys conquistou o país com seu carisma e foi o grande vencedor do BBB5. O ativista ganhou visibilidade no reality show e elegeu-se três vezes deputado federal, em 2010, 2014 e 2018.

    Jean Wyllys, do BBB5
    Jean Wyllys, do BBB5 • Reprodução/TV Globo

    BBB7 – Fani

    Bissexual, Fani Pacheco formou o primeiro trisal da história do Big Brother Brasil e ficou conhecida pelo bordão “Uhul, Nova Iguaçu!”. Não assumida quando participou do programa, ela falou sobre a sexualidade no livro “O Diário Secreto de uma ex-BBB”.

    Fani Pacheco, do BBB7
    Fani Pacheco, do BBB7 • Reprodução/TV Globo

    BBB8 – Marcelo

    O médico e psiquiatra Marcelo Arantes causou intriga no BBB8 por se envolver em uma série de confusões e foi eliminado no 9º Paredão contra o vencedor da edição, Rafinha Medeiros.

    Marcelo Arantes, do BBB8
    Marcelo Arantes, do BBB8 • Reprodução/TV Globo

    BBB8 – Bianca

    Conhecida pelo estilo descolado e tatuagens, Bianca Jahara passou cinco semanas no BBB8 e trabalha com moda atualmente.

    Bianca Jahara, do BBB8
    Bianca Jahara, do BBB8 • Reprodução/TV Globo

    BBB10 – Serginho

    Um dos ex-participantes LGBTQIAP+ mais lembrados da história do BBB é Serginho Orgastic, que usava muitas gírias e era uma espécie de influenciador — antes da popularização do termo — com um perfil conhecido na extinta rede social Fotolog.

    Serginho Orgastic, do BBB10
    Serginho Orgastic, do BBB10 • Reprodução/TV Globo

    BBB10 – Dicésar

    Dicésar Ferreira foi a primeira drag queen a integrar um elenco do Big Brother Brasil. Dimmy Kieer, sua personalidade drag, foi apresentada ao país em uma festa do BBB10.

    Dicésar Ferreira como Dimmy Kieer no BBB10
    Dicésar Ferreira como Dimmy Kieer no BBB10 • Reprodução/TV Globo

    BBB10 – Morango

    Angélica Morango completava a “Tribo dos Coloridos”, como ficou conhecido o trio LGBTQIAP+ do BBB10. Primeira participante assumidamente lésbica a estar na casa mais vigiada do Brasil, ela foi a sétima eliminada.

    Angélica Morango, do BBB10
    Angélica Morango, do BBB10 • Reprodução/TV Globo

    BBB11 – Daniel

    Terceiro colocado do BBB11, Daniel Rolim é lembrado pela amizade com um coqueiro que ficava no jardim da casa. A dupla, inclusive, inspirou um castigo do monstro no BBB20.

    Daniel Rolim, do BBB11
    Daniel Rolim, do BBB11 • Reprodução/TV Globo

    BBB11 – Ariadna

    Primeira mulher trans do BBB, Ariadna Arantes foi a primeira eliminada do BBB11. Recentemente, ela retornou à TV Globo como convidada do “BBB: O Documentário – Mais que uma espiada” e afirmou que o motivo de ter levado 49% dos votos foi a transfobia.

    Ariadna Arantes, do BBB11
    Ariadna Arantes, do BBB11 • Reprodução/TV Globo

    BBB11 – Lucival

    Lucival França é jornalista e baiano. O sexto eliminado do BBB11 é casado com um homem e mudou-se para os Estados Unidos após a participação no reality show.

    Lucival França, do BBB11
    Lucival França, do BBB11 • Reprodução/TV Globo

    BBB11 – Diana

    A quarta colocada do BBB11 é Diana Balsini, mulher lésbica que protagonizou alguns beijos em sua edição: com Maria Melilo, que venceu a edição, e Michelly Crisfepe, eliminada na quarta semana.

    Diana Balsini, do BBB11
    Diana Balsini, do BBB11 • Reprodução/TV Globo

    BBB12 – Analice

    Analice de Souza foi a primeira eliminada do BBB12. Apesar disso, ela saiu de cabeça erguida e, logo após a eliminação, disse: “Eu vim representar muita gente que quer se libertar em relação a alguma coisa excêntrica ou em relação ao próprio corpo, ser segura e se olhar no espelho e dizer: ‘Estou linda’”.

    Analice de Souza, do BBB12
    Analice de Souza, do BBB12 • Reprodução/TV Globo

    BBB12 – João

    Gay assumido, o advogado João Carvalho participou do programa quando tinha 47 anos e foi o competidor mais velho do BBB12. Com alargador e tatuagens, ele chamou a atenção pelo visual e ficou em quinto lugar.

    João Carvalho, do BBB12
    João Carvalho, do BBB12 • Reprodução/TV Globo

    BBB13 – Aslan

    Artista plástico pernambucano, Aslan Cabral já era casado com um médico quando participou do BBB13. Eles continuam juntos e têm um filho, Guilherme.

    Aslan Cabral, do BBB13
    Aslan Cabral, do BBB13 • Reprodução/TV Globo

    BBB14 – Clara

    Clara Aguiar, bissexual, formou o primeiro casal sáfico do Big Brother Brasil. Apelidadas de “Clanessa”, elas conquistaram o público com o romance, que não durou fora da casa, mas deu lugar à amizade da dupla.

    Clara Aguiar, do BBB14
    Clara Aguiar, do BBB14 • Reprodução/TV Globo

    BBB14 – Vanessa

    Vanessa Mesquita, affair de Clara no BBB14, foi a grande vencedora da edição e contou com um beijo de comemoração no palco da final. Atualmente, ela namora o músico Thor Moraes, da banda Malta.

    Vanessa Mesquita, do BBB14
    Vanessa Mesquita, do BBB14 • Reprodução/TV Globo

    BBB14 – Vagner

    Vagner Lara, conhecido como Vavá, também se apresentava como drag queen, mas escolheu deixar o assunto pouco evidente no BBB 14. Ele foi eliminado na sexta semana do reality.

    Vagner Lara, do BBB14
    Vagner Lara, do BBB14 • Reprodução/TV Globo

    BBB14 – Aline

    A campeã de fisiculturismo Aline Dahlen assumiu o romance com uma mulher anos depois da participação no BBB14, mas o casal já não está mais junto.

    Aline Dahlen, do BBB14
    Aline Dahlen, do BBB14 • Reprodução/TV Globo

    BBB16 – Matheus

    Matheus Lisboa se assumiu bissexual somente depois da passagem pelo BBB16, quando participou do “De Férias com o Ex Caribe: Salseiro VIP” como ex-namorado do influenciador Laddy Nada.

    Matheus Lisboa, do BBB16
    Matheus Lisboa, do BBB16 • Reprodução/TV Globo

    BBB18 – Mahmoud

    Mahmoud Baydoun entrou no BBB18 pronto para formar o próximo casal queridinho do Brasil, mas não encontrou sua cara-metade e foi o sexto eliminado.

    Mahmoud Baydoun, do BBB18
    Mahmoud Baydoun, do BBB18 • Reprodução/TV Globo

    BBB19 – Gabi

    A designer Gabi Hebling, abertamente lésbica, chegou a discutir algumas vezes com a campeã da edição, Paula Von Sperling, por questões envolvendo racismo e homofobia.

    Gabi Hebling, do BBB19
    Gabi Hebling, do BBB19 • Reprodução/TV Globo

    BBB19 – Rodrigo

    Discreto em relação à vida pessoal, Rodrigo França foi apontado como gay por outros participantes do BBB19, mas seu irmão afirmou que o diretor e ator prefere viver livre de rótulos.

    Rodrigo França, do BBB19
    Rodrigo França, do BBB19 • Reprodução/TV Globo

    BBB20 – Victor

    Assexual, Victor Hugo não necessariamente sente atração sexual por outras pessoas. Ele até tentou formar um trisal com Guilherme Napolitano e Gabi Martins no BBB20, mas a ideia não foi concretizada.

    Victor Hugo, do BBB20
    Victor Hugo, do BBB20 • Reprodução/TV Globo

    BBB20 – Bianca

    Mais conhecida como Boca Rosa, Bianca Andrade entrou no BBB20 como Camarote e foi a quinta eliminada da edição. Bissexual, ela já foi casada com Fred Bruno, com quem teve o filho, Cris.

    Bianca Andrade, do BBB20
    Bianca Andrade, do BBB20 • Reprodução/TV Globo

    BBB20 – Marcela

    A médica Marcela McGowan movimentou o BBB20 com a amizade com Gizelly Bicalho, que os fãs torciam para evoluir para um romance. No entanto, ela teve um caso com Daniel Lenhardt, que também é bissexual. Hoje, é noiva da cantora Luiza Martins.

    Marcela McGowan, do BBB20
    Marcela McGowan, do BBB20 • Reprodução/TV Globo

    BBB20 – Daniel

    Amado por alguns e odiado por outros, Daniel Lenhardt foi uma figura polêmica do BBB20. O ator chegou pela Casa de Vidro e foi o nono eliminado da edição. Fora do programa, ele assumiu um relacionamento com o modelo Marcus Lobos em 2022, mas o namoro chegou ao fim no mesmo ano.

    Daniel Lenhardt, do BBB20
    Daniel Lenhardt, do BBB20 • Reprodução/TV Globo

    BBB21 – Gil do Vigor

    Sucesso em todo o país, Gilberto Nogueira queria esconder a sexualidade no BBB21, mas desistiu do plano e mostrou todas suas cores ao Brasil. No reality, ele ganhou o apelido de Gil do Vigor e terminou em quarto lugar.

    Gil do Vigor, do BBB21
    Gil do Vigor, do BBB21 • Reprodução/TV Globo

    BBB21 – Lucas

    Lucas Penteado, que se identifica como bissexual, teve a sexualidade questionada por muitos participantes após beijar Gil em uma festa. Ele desistiu da disputa pelo prêmio devido à pressão que vinha sofrendo.

    Lucas Penteado, do BBB21
    Lucas Penteado, do BBB21 • Reprodução/TV Globo

    BBB21 – Karol

    Bissexual e sapiossexual — pessoa que sente atração com base na inteligência ou na educação —, Karol Conká foi a grande vilã do BBB21 e saiu com recorde de rejeição, acumulando 99,17% dos votos da torcida.

    Karol Conká, do BBB21
    Karol Conká, do BBB21 • Reprodução/TV Globo

    BBB21 – Lumena

    A psicóloga Lumena Aleluia trouxe pautas do movimento feminista, lésbico e social ao BBB21, mas ficou marcada pelo tom professoral que usava durante as discussões. Na época, o meme “Lumena não autorizou” tomou conta da internet.

    Lumena Aleluia, do BBB21
    Lumena Aleluia, do BBB21 • Reprodução/TV Globo

    BBB21 – João

    Professor de geografia, João Luiz Pedrosa conquistou o público com seu carisma e foi o 8º colocado do BBB21. Atualmente, ele namora Igor Mag e costuma compartilhar cliques românticos nas redes sociais.

    João Luiz Pedrosa, do BBB21
    João Luiz Pedrosa, do BBB21 • Reprodução/TV Globo

    BBB21 – Pocah

    Integrante do Camarote, a funkeira Pocah virou meme por dormir excessivamente durante o tempo no BBB21. Bissexual, ela está noiva de Ronan Souza.

    Pocah, do BBB21
    Pocah, do BBB21 • Reprodução/TV Globo

    BBB22 – Linn

    A cantora Linn da Quebrada foi a segunda participante trans do BBB e, diferentemente de Ariadna, foi longe na competição, sendo a décima segunda eliminada do BBB22. Atualmente, ela está com a carreira em pausa para cuidar da saúde mental.

    Linn da Quebrada, do BBB22
    Linn da Quebrada, do BBB22 • Reprodução/TV Globo

    BBB22 – Tiago

    Neto de Silvio Santos, Tiago Abravanel mantém um relacionamento aberto com o marido, Fernando Poli. No BBB22, ele entrou no radar do público como um dos favoritos, mas desagradou alguns espectadores ao evitar conflitos e tentar criar o “BBB do amor”.

    Tiago Abravanel, do BBB22
    Tiago Abravanel, do BBB22 • Reprodução/TV Globo

    BBB22 – Vyni

    Assim como Tiago, Vinícius Souza, conhecido como Vyni, foi perdendo a admiração do público do BBB22 ao longo da temporada por ter sido considerado “planta”, uma pessoa que se movimenta pouco dentro do jogo.

    Vinícius Souza, o Vyni do BBB22
    Vinícius Souza, o Vyni do BBB22 • Reprodução/TV Globo

    BBB22 – Luciano

    Luciano Estevan foi o primeiro eliminado do BBB22 e se considera bissexual. Com o desejo de ser famoso quando entrou no reality show, ele criou uma página em um site de conteúdo por assinatura e vende fotos íntimas.

    Luciano Estevan, do BBB22
    Luciano Estevan, do BBB22 • Reprodução/TV Globo

    BBB22 – Maria

    Maria Bomani teve uma trajetória movimentada no BBB22. Bissexual, ela protagonizou beijos com Linn da Quebrada e Eliezer, que hoje é casado com Viih Tube. Além disso, foi eliminada por agredir Natália Deodato com um balde durante o Jogo da Discórdia.

    Maria Bomani, do BBB22
    Maria Bomani, do BBB22 • Reprodução/TV Globo

    BBB22 – Brunna

    A dançarina Brunna Gonçalves foi considerada mais uma planta do BBB22, mas fez seu nome valer fora do programa. Na época em que participou do programa já era casada com Ludmilla, com quem espera o primeiro filho.

    Brunna Gonçalves, do BBB22
    Brunna Gonçalves, do BBB22 • Reprodução/TV Globo

    BBB23 – Aline

    A cantora Aline Wirley, ex-integrante do grupo Rouge, entrou no BBB23 como Camarote e saiu do confinamento com R$ 165 mil. Ela está em um relacionamento aberto com Igor Rickli, seu parceiro desde 2010, e tem três filhos com o marido. Os dois se consideram bissexuais.

    Aline Wirley, do BBB23
    Aline Wirley, do BBB23 • Reprodução/TV Globo

    BBB23 – Fred

    Fred Nicácio é médico e também tem um relacionamento aberto com o marido Fábio Gelonese. Ele se destacou no BBB23 pela personalidade forte e terminou em 9º lugar. Além da participação no reality show, ele é um dos “cinco fabulosos” do “Queer Eye Brasil”, da Netflix.

    Fred Nicácio, do BBB23
    Fred Nicácio, do BBB23 • Reprodução/TV Globo

    BBB23 – Sarah

    Sarah Aline cresceu em um ambiente religioso, mas decidiu afastar-se quando começou a ter sentimentos por uma menina e se assumiu bissexual. Ela foi a 15ª eliminada do BBB23.

    Sarah Aline, do BBB23
    Sarah Aline, do BBB23 • Reprodução/TV Globo

    BBB23 – Gabriel

    Gabriel Santana contou que é bissexual logo no primeiro dia do BBB23, o que ainda não havia revelado fora da casa. Ele fez sua participação render vários beijos, inclusive, com Fred Nicácio e Sarah Aline.

    Gabriel Santana, do BBB23
    Gabriel Santana, do BBB23 • Reprodução/TV Globo

    BBB23 – Bruno

    Atendente de farmácia, Bruno Nogueira é muito fã da cantora Lady Gaga, motivo que o fez ficar conhecido no BBB23 pelo apelido Bruno Gaga. Porém, ele apertou o botão de desistência e deixou o programa após ter crises de ansiedade.

    Bruno Gaga, do BBB23
    Bruno Gaga, do BBB23 • Reprodução/TV Globo

    BBB23 – Manoel

    Manoel Vicente foi eliminado antes mesmo de conhecer a casa do BBB23, mas participou da Casa de Vidro e chamou a atenção pelo relacionamento com Raphael Piza.

    Manoel Vicente, do BBB23
    Manoel Vicente, do BBB23 • Reprodução/TV Globo

    BBB24 – Marcus

    O comissário de bordo Marcus Vinicius fez alianças com Beatriz Reis e Alane Dias no BBB24, sendo o oitavo eliminado da edição.

    Marcus Vinicius é natural de Belém do Pará e tem 30 anos.
    Marcus Vinicius, do BBB24 • Reprodução/Instagram

    BBB24 – Michel

    Michel Nogueira entrou no BBB24 disposto a fazer o casamento com Renato Cavalcanti acontecer, mas foi considerado uma das “plantas” da edição, apesar de ter vencido três Provas do Anjo seguidas. Ele, inclusive, é um dos maiores vencedores da disputa. Veja a lista completa!

    Michel Nogueira, do BBB24
    Michel Nogueira, do BBB24 • Reprodução/TV Globo

    BBB25 – Vitória

    A atriz Vitória Strada se considera bissexual e namora com o ator Daniel Rocha. Ela já foi noiva de Marcella Rica, mas o relacionamento acabou em julho de 2023. A modelo entra no BBB25 em dupla com o amigo Mateus Pires.

    BBB25 – Mateus

    O arquiteto Mateus Pires, que é dupla de Vitória, se considera gay e é natural de São José dos Campos, no interior de São Paulo, mas mora no Rio de Janeiro.

    Vitória Strada e Mateus Pires estão confirmados no #BBB25 no grupo Camarote
    Vitória Strada e Mateus Pires estão confirmados no #BBB25 no grupo Camarote • Divulgação/BBB

    BBB25 – Diego

    Diego Hypolito venceu uma Olimpíada, dois Jogos Panamericanos e cinco Campeonatos Mundiais, e agora busca a vitória do BBB25. Assumidamente gay, o ginasta falou pela primeira vez sobre a sexualidade em 2019 e entra no programa solteiro.

    Diego e Daniele Hypolito foram anunciados no grupo Camarote do BBB25 • Divulgação/Globo

    BBB: Relembre as 7 brigas mais icônicas da história do programa

    Tópicos