Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Planta, anjo, paredão: conheça o glossário criado pelo BBB

    Com a estreia da nova edição marcada para o dia 8 de janeiro, confira os principais termos que surgiram no programa e seus significados

    Veja o Glossário BBB!
    Veja o Glossário BBB! Reprodução/Globo

    Larissa Bitencourtcolaboração para a CNN

    O Big Brother Brasil ganhou popularidade como um dos principais reality shows do Brasil e, ao longo de suas 23 temporadas, criou um vocabulário próprio que passou a fazer parte da rotina dos fãs do programa. Expressões como “planta”, “paredão, e “Big Fone” se tornaram parte de um glossário característico do reality show.

    Com a estreia do BBB24 marcada para o dia 8 de janeiro, é hora de quem se interessa pelo programa relembrar os principais termos do reality show.

    Confira abaixo um glossário com os significados de algumas das palavras mais usadas no BBB:

    Anjo

    O anjo é definido por meio da “Prova do Anjo” e tem o poder de imunizar um colega de confinamento na formação do paredão, protegendo-o da votação que define o participante que pode ser eliminado pelo público. Além disso, o anjo da semana ganha um almoço especial com sua comida preferida e a exibição de um vídeo da família. Mas o vencedor da prova também é responsável por indicar outros brothers para o ‘Castigo do Monstro’, conforme a instrução da dinâmica.

    Bate e Volta

    A prova Bate e Volta é uma dinâmica do Big Brother Brasil em que os participantes ‘emparedados’ têm a chance de se salvar. Após a formação do paredão, eles competem em uma prova, e o vencedor escapa da eliminação naquela semana, garantindo sua permanência no jogo.

    Big Boss

    Big Boss é o apelido dado pelo público para Boninho, diretor de TV e grande responsável pelo Big Brother Brasil. Além de ditar as decisões do programa, a “voz” costuma aparecer para dar broncas e recados aos brothers e sisters dentro da casa.

    Big Fone

    O Big Fone pode tocar a qualquer hora do dia ou da noite, sendo uma das dinâmicas mais imprevisíveis do reality. É um telefone que toca aleatoriamente na casa e que pode ser atendido por qualquer participante. Quem atender deve seguir a ordem dada pela voz, que pode ser desde uma indicação ao paredão até mesmo uma imunidade. O Big Fone pode mudar o rumo do jogo a qualquer momento.

    Camarote e Pipoca

    Desde o BBB20, os participantes do reality são divididos em dois grupos: Camarote, com personalidades famosas que foram convidados a participar do programa; ou Pipoca, formado por anônimos que se inscreveram e participaram do processo seletivo para entrar na casa. Para a edição deste ano, um terceiro grupo chamado ‘Puxadinho‘ foi anunciado, mas ainda não foram revelados os detalhes.

    Casa de vidro

    É uma dinâmica do BBB em que um grupo de participantes interessados em entrar no reality fica confinado e exposto ao público em um cômodo, cercado por paredes de vidro. O telespectador pode acompanhar a rotina dos brothers e sisters da Casa de Vidro por meio de câmeras 24 horas por dia. Por meio de votação, o público escolhe quais os participantes terão uma chance na casa mais vigiada do Brasil. A ‘Casa de Vidro’ já foi realizada em quatro edições, sendo que três delas foram feitas em um shopping no Rio de Janeiro e outra foi realizada dentro da própria casa do BBB.

    Castigo do Monstro

    O ‘Castigo do Monstro’ é uma dinâmica que coloca os participantes do Big Brother Brasil em situações desconfortáveis ou engraçadas. Os castigados são escolhidos pelo ‘anjo’ da vez e devem cumprir uma série de regras ao longo de todo o fim de semana. O Líder da semana, inclusive, pode ser uma opção de escolha. Eles são liberados do castigo no programa ao vivo de domingo, momentos antes da formação do Paredão.

    Contragolpe

    É o poder em que o indicado puxa outro participante para disputar a preferência do público no Paredão. A escolha do contragolpe, por sua vez, depende da direção do programa, que usa a dinâmica do contragolpe para movimentar o jogo.

    Estalecas

    A estaleca é a moeda ou dinheiro fictício do Big Brother Brasil (BBB).

    Líder

    O líder é o jogador que, durante uma semana, ganha imunidade e tem o poder de indicar um participante direto para o paredão – além de ganhar outras regalias, como um quarto exclusivo e foto dos familiares. A liderança é definida por meio da “Prova do Líder”, que é realizada às quintas-feiras e pode ser uma dinâmica de sorte, habilidade ou até mesmo resistência.

    Paredão

    O paredão é o momento em que a popularidade dos brothers na casa está em jogo, e a eliminação é inevitável para um deles. Ele pode ser duplo ou triplo, e os participantes são colocados sujeitos à votação do público, que decide quem será eliminado da competição. A formação do Paredão, em geral, é realizada aos domingos, durante o programa ao vivo. Normalmente, a berlinda é composta pela indicação do líder da semana e os participantes mais votados da casa, a depender da dinâmica da semana.

    Paredão falso

    Na dinâmica do ‘paredão falso’, o participante mais votado pelos telespectadores é “eliminado de mentira”. Isto é, ao invés de deixar o programa, ele é recebido em um quarto secreto, onde tem acesso a câmeras e microfones, que permitem que ele veja e ouça tudo o que está acontecendo na casa. O participante “eliminado” fica no quarto secreto por um período determinado, que varia de acordo com a edição do programa. A formação do paredão falso é semelhante à formação do paredão normal.

    Planta

    Ser “planta” no BBB é um adjetivo atribuído a participantes que, segundo a percepção dos colegas e do público, têm um desempenho discreto e pouco expressivo no jogo. Ou seja, trata-se de alguém que passa despercebido, sem grande protagonismo ou relevância nas dinâmicas da casa.

    Xepa e VIP

    O vencedor da ‘Prova do Líder’ decide quem fica no grupo ‘VIP’ e quem vai para a ‘Xepa” durante a semana seguinte. Além de ganhar um maior número de ‘estalecas’, os membros do grupo VIP têm acesso a uma grande variedade de alimentos na hora de fazer o mercado. A Xepa, porém, só pode consumir ingredientes básicos e ainda precisa enfrentar os “preços altos” inflacionados pela produção do programa.