Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    BBB 23: Amanda chama atenção com sinais de ansiedade; saiba mais

    No último domingo, sintomas apresentados pela participante foram comentados por internautas no Twitter

    Amanda chama atenção de internautas com sinais de ansiedade
    Amanda chama atenção de internautas com sinais de ansiedade Reprodução/BBB 23 - Globo

    Andressa Persancolaboração para a CNN

    São Paulo

    A médica Amanda Meirelles, participante do BBB 23, chamou a atenção dos internautas no último domingo (2), ao apresentar sinais que, segundo especialistas, podem caracterizar sintomas de ansiedade. O assunto foi tema de comentários no Twitter.

    A sister, que entrou no programa para integrar o grupo Pipoca, já apresentou alguns picos de ansiedade ao longo de sua participação no reality.

    No último domingo (2), Aline Wirley reparou que o couro cabeludo de Amanda estava ferido e conversou com a sister sobre isso.

    Amanda já revelou que, nos momentos em que está mais ansiosa, tem mania de arrancar os pelos do corpo –incluindo os cabelos. A doença é conhecida como tricotilomania.

    A psicóloga Débora Guimarães afirma que Amanda apresenta sintomas de ansiedade que podem ser denominados como tiques nervosos. Eles “consistem em comportamentos repetidos, involuntários e, na maior parte das vezes, incontroláveis para trazer um certo tipo de alívio mental”.

    Segundo ela, todos os sinais mencionados englobam o transtorno de ansiedade e esses comportamentos ocorrem na tentativa de aliviar o estresse e a angústia de acontecimentos que podem ser interpretados pela mente como experiências negativas.

    “Alguns sintomas de ansiedade são mais incomuns e passam despercebidos, mas, conforme vamos amadurecendo, conseguimos canalizar a expressão das emoções de maneira socialmente aceitável ou de uma forma mais sutil, mas que podem entrar em evidência dentro de um reality”, explica a profissional.

    De acordo com Débora as causas dessa ansiedade podem ser biológicas, “seriam alterações em neurotransmissores do cérebro, ambientais, consistindo em situações específicas que provocam nervosismo”.

    Consequências físicas

    A dentista Thayná Sampaio Cruz explica que a ansiedade pode provocar consequências físicas. De acordo com ela, “morder a boca, além de gerar lesões no local, pode gerar uma patologia chamada Disfunção Temporomandibular (DTM), que nada mais é que o mal funcionamento da articulação temporomandibular, gerando dores musculares, zumbidos, estalos, dores, bruxismo, entre outros.”