Barry estreia última temporada neste domingo (16)
Quarto ano da premiada série terá episódios exibidos na TV e no serviço de streaming HBO Max
Estreia neste domingo (16) a quarta e última temporada da série Barry. Os novos episódios podem ser vistos no canal HBO, da TV por assinatura, às 23 horas e, na sequência, no serviço de streaming HBO Max.
A temporada estreia exibindo os dois primeiros episódios na sequência. Ao todo, serão oito episódios, lançados semanalmente, para encerrar sua trajetória.
Protagonizada, criada, dirigida e escrita por Bill Hader, Barry estreou em 2018 com a expectativa de ser mais uma empreitada cômica do ator, conhecido por participar do “Saturday Night Live”, tradicional programa de esquetes norte-americano. Já na primeira temporada, no entanto, ela se destacou pela tensão.
A série, ambientada na cidade de Los Angeles, leva o nome do seu personagem principal, Barry Berkman, que é um ex-militar que esteve no Afeganistão. Ao voltar para os Estados Unidos e sem conseguir superar os traumas após vivenciar o conflito, ele vira um matador de aluguel.
Barry passa a frequentar aulas de teatro, povoadas por aspirantes à indústria de Hollywood. Ele se afeiçoa ao professor Gene Cousineau (Henry Winkler) e se relaciona com uma colega, Sally (Sarah Goldberg).
Sempre que chega perto de uma vida que pode ser chamada de “comum”, distante da violência, ele a reencontra.
Fuches (Stephen Root), seu chefe no período de execuções, e NoHo Hank (Anthony Carrigan), um divertido representante de facção da Chechênia, são elementos que empurram Barry de volta à versão mais sombria.
A linha que divide essas realidades diminui a cada um dos 24 episódios, até o protagonista demonstrar comportamentos agressivos até mesmo com quem ganhou sua confiança.
A escalada que levou ao final da terceira temporada, em junho de 2022, aguçou a curiosidade do público e coroou a popularidade da série.
Com avaliação positiva para 88% dos críticos no Metacritic, além de 99% dos críticos e 90% da audiência no Rotten Tomatoes, dois dos principais agregadores de críticas dos Estados Unidos, Barry alcançou 2,7 milhões de espectadores na HBO no encerramento de seu segundo ano, exibido após o final de “Game of Thrones”.
A produção ainda foi reconhecida pelo Emmy Awards, principal premiação da indústria televisiva. Pela primeira temporada, levou melhor ator em comédia (para Hader), ator coadjuvante em comédia (Henry Winkler) e melhor mixagem de som.
No total, foram nove estatuetas no Emmy – duas para o ator principal –, e outras 34 indicações.
O programa ainda não venceu a categoria de melhor série de comédia. Três vezes nomeado, sofreu derrotas para “The Marvelous Mrs. Maisel”, da Amazon, “Fleabag”, da BBC, e “Ted Lasso”, da Apple. Como já aconteceu com outras produções consagradas, os fãs da série esperam que a temporada derradeira possa, enfim, garantir esse reconhecimento.
Fator surpresa
A caminhada da comédia à tragédia surpreendeu o público que, quando a HBO anunciou Barry, conhecia Bill Hader como o humorista do “Saturday Night Live”, onde esteve por oito anos.
Na série, acumula funções e vai da comédia ao drama em doses de 30 minutos. Até então, fora do SNL, ele havia feito trabalhos de dublagem e participações pequenas em comédias como “Uma Noite no Museu 2” e “MIB: Homens de Preto III”.
Quando esteve no famoso programa de entrevistas de Conan O’Brien, Hader se disse “completamente chocado” ao vencer o Emmy pela primeira vez. “Depois de ganhar, eu parei para refletir sobre como consegui chegar até ali”, revelou.
Agora, o ator está preparado para se despedir do papel que mudou sua carreira. Em entrevista à Variety, ele disse que a ideia de encerrar a série na quarta temporada veio enquanto os episódios eram escritos.
“Todas as decisões que tomamos sobre a história e as mudanças entre temporadas até aqui fizeram sentido, então eu tive que manter isso. Claro que, agora que estamos aqui, estamos sentimentais, mas parece realmente ser a hora certa de encerrar a série”, concluiu.
A partir deste domingo (16), o público poderá avaliar a decisão.