Bafta: “Oppenheimer” é grande vencedor da noite, seguido de “Pobres Criaturas”
Conhecida popularmente como Oscar britânico, premiação entregou sete estatuetas para o filme de Christopher Nolan


“Oppenheimer”, de Christopher Nolan, foi o grande vencedor do Bafta 2024, levando sete prêmios para casa. “Pobres Criaturas”, de Yorgos Lanthimos, foi o segundo filme mais reconhecido pela Academia Britânica, ganhando em cinco categorias.
O British Academy Film Awards (Bafta), conhecido popularmente como Oscar britânico, anunciou os vencedores da premiação neste domingo (18).
O filme de Nolan, que retrata a história do inventor da bomba atômica, o físico J. Robert Oppenheimer, havia recebido o maior número de indicações na premiação, concorrendo em 13 categorias. Destas, o longa ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator (Cillian Murphy), Melhor Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.), Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora.
“Pobres Criaturas”, que havia recebido nove indicações, ganhou em cinco categorias: Melhor Atriz (Emma Stone), Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Cabelo e Maquiagem e Melhores Efeitos Visuais.
Havia a expectativa de que o Bafta fosse mais um palco de disputa da rivalidade “Barbenheimer”, mas “Barbie”, de Greta Gerwig, que conta a história da boneca de plástico, recebeu apenas cinco indicações, e deixou a premiação sem ganhar em nenhuma categoria.
Outro favorito dos fãs que também foi embora de mãos vazias é “Saltburn”, de Emerald Fennell, que também havia recebido cinco indicações.
Dentre os outros longas que levaram prêmios para casa estão “Zona de Interesse” — que ganhou Melhor Filme Britânico, Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Som — e “Os Rejeitados” — que levou para casa Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Casting.