Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Autora de “Amor & Gelato” fala sobre reação negativa da adaptação do livro para a Netflix

    Em entrevista à CNN, a escritora Jenna Evans Welch comenta também sobre a relação com os fãs brasileiros e diz o que quer fazer enquanto visita o país

    Anna Gabriela Costada CNN , em São Paulo

    Em passagem pelo Brasil para participar da Bienal do Livro em São Paulo, a escritora dos best-sellers “Amor & Gelato”, “Amor & Sorte” e “Amor e Azeitonas”, Jenna Evans Welch, falou à CNN sobre a repercussão da adaptação para a Netflix do seu romance “Amor & Gelato”.

    A versão para as telas recebeu críticas dos fãs por ter fugido do roteiro original.

    Para Jenna, a adaptação “poderia ter sido mais fiel” à sua história e disse entender a frustração dos fãs.

    Entretanto, a escritora elogiou a adaptação e disse que o lançamento do filme no streaming alavancou as vendas do livro e a levou de volta para a lista de best-sellers do jornal “New York Times”.

    “Recebi muitos feedbacks, especialmente dos leitores do Brasil, sou grata por meus leitores serem tão apaixonados pela história original. Gostaria que a adaptação tivesse sido mais fiel, e acho que muitos leitores gostariam também”, disse.

    “Mas encontrei tantos novos leitores, e isso tem sido muito emocionante, o filme está indo muito bem, foi o número 2 do mundo pela Netflix na semana de lançamento”, complementou.

    “O filme teve uma grande audiência, acho que principalmente dos meus leitores, que esperavam algo muito específico e ficaram decepcionados não ser tão próximo para uma adaptação. Meu romance, na verdade, voltou para a lista de best-sellers do ‘New York Times’, nos Estados Unidos, seis anos depois, e isso é incrível”, acrescenta.

    Jenna conta que não participou da produção, roteiro ou escolha de elenco do longa, apenas teve a chance de assistir ao trabalho pronto algumas semanas antes do lançamento.

    “Realmente amei os atores escolhidos, acho que eles fizeram um ótimo trabalho, e houve alguns momentos surreais ao assistir os personagens que criei andando por lugares onde estive na adolescência, então foi muito especial”, disse a escritora à CNN.

    Para ela, receber feedbacks negativos é “desafiador”, mas garante que a maioria das críticas são positivas, o que traz equilíbrio para lidar com as opiniões do público.

    Gostaria que isso não me afetasse, mas o fato é que me importo com meu trabalho, realmente me importo com meus leitores. Tive de entender muito cedo que se fosse me importar em agradar a todos, não iria criar nada que eu realmente gostasse.

    Viagens e romance: receita de sucesso

    “Amor & Gelato”, que vendeu mais de 460 mil exemplares no Brasil, leva a protagonista Lina para explorar a charmosa Florença, na Itália. Os livros seguintes, “Amor & Sorte” e “Amor & Azeitonas” têm como cenário a Irlanda e a Grécia, respectivamente. O enredo das obras, com adolescentes como personagens principais, explora as viagens, a culinária, os cenários pitorescos e a aventura.

    À CNN, Jenna Evans Welch disse que o processo de escrever essas histórias tem sido muito divertido, e seria uma forma de viajar também. Assim como a personagem Lina, a autora também viveu na Itália durante sua adolescência, então trouxe elementos de sua juventude para a criação da história.

    “Acho que muitas pessoas amam viajar e explorar e amam histórias de amor, então juntar tudo isso é muito divertido para mim como escritora, e acho que é parte do sucesso do livro. Mudei para a Itália no ensino médio, então fazia sentido para mim escrever sobre o adolescente que conhece o mundo através de viagens”.

    Livro “Amor & Gelato” teve mais de 460 mil cópias vendidas no Brasil, pela editora Intrínseca / Luana Franzão/CNN

    Questionada sobre a escolha dos cenários, Jenna fala que a Itália “foi fácil” e que teve a ideia da história aos 17 anos.

    “Para ‘Amor & Sorte’ sabia que queria escrever uma história de roadtrip, passei um tempo na Irlanda e achei tão mágico, amei a música, o cenário, as pessoas amigáveis. Então, quando decidi escrever uma nova história, a Irlanda veio muito fácil à minha cabeça. Para ‘Amor & Azeitonas’, pensando que ao escrever passaria anos no lugar, mentalmente, decidi escolher um lugar que nunca estive antes, mas que sempre me interessei”, conta.

    “Comecei a pesquisar lugares na Grécia e encontrei esta pequena livraria na ilha de Santorini, e assim que vi, não sabia ainda como seria a minha história, mas já sabia que aquele seria o cenário”, acrescentou.

    Literatura para adolescentes

    Jenna Evans Welch se tornou a queridinha do público infanto-juvenil com seus romances leves, humorados e cheios de aventura. Porém, ela ressalta que também gosta de abordar temas sérios com os adolescentes.

    “Meu objetivo sempre foi criar muita alegria e leveza nos meus romances, ao mesmo tempo em que falo sobre muitos assuntos que acho importantes para os adolescentes. Sei que eles estão enfrentando muitos problemas diferentes, e esses problemas são importantes. ‘Amor & Gelato’ faz muito isso com temas como luto e base familiar”, afirma a autora.

    Os adolescentes adoram a diversão, mas também querem falar sobre os problemas que estão lidando.

    Fãs brasileiros

    Os fãs brasileiros são entusiasmados, conforme relata a autora de “Amor & Gelato”. Em entrevista à CNN, Jenna Evans Welch disse que ficou surpresa com o sucesso de seus livros no Brasil. Ela teve a chance de encontrar com os fãs neste domingo (10), em uma sessão de autógrafos na Bienal do Livro de São Paulo.

    Jenna Evans Welch, autora de “Amor & Gelato” / Samantha Pierson

    “Fiquei muito surpresa com a resposta positiva no Brasil. Como escritora nunca imaginei ou esperei que meus livros fossem bem internacionalmente. E, está sendo incrível conhecer tantos leitores brasileiros, eles são muito entusiasmados. Parei em uma livraria e estava cheia de mostruários do meu livro, foi muito emocionante”, afirmou a escritora.

    Sobre a visita ao Brasil, Jenna disse que está animada para conhecer a cidade e experimentar todas as comidas que recomendaram a ela. A escritora afirmou que ficará apenas em São Paulo desta vez, mas que gostaria de voltar para conhecer outras cidades.

    Novo livro traz lado “sombrio” de Salem

    O novo trabalho de Jenna Evans Welch foge um pouco da temática romance e aposta no mistério, como ela mesma descreve. Porém, o novo livro “Spells for Lost Things” ainda aborda o tema viagens, que, segundo a autora, “ela não consegue abrir mão”.

    A obra, que será lançada nos Estados Unidos em setembro, ainda não tem nada para chegar ao Brasil, nem tradução do título para o português, segundo explica a editora Intrínseca.

    “Spells for Lost Things” tem como cenário a cidade de Salem, nos Estados Unidos, destino conhecido pela “caça às bruxas” que já inspirou filmes e documentários.

    “É meu primeiro livro fora do ‘Amor & Livros’, então é um tema diferente, em Salem, Massachusetts, que é um lugar muito histórico e interessante, onde aconteciam julgamentos de bruxas. Quando estava pesquisando no local fiquei em um hotel que era tão assombrado e assustador, que não dormi por três noites”, conta a escritora.

    Jenna explica que o novo livro traz um ponto de vista duplo. “Traz a perspectiva de uma menina e um menino, e é uma história de amor, estou muito animada. Venho trabalhando neste livro há dois anos, é muito mais complexo que meu trabalho anterior e estou muito orgulhosa dele”.

    Tópicos