Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Atriz e comediante americana Betty White morre aos 99 anos

    Estrela mundialmente conhecida pela sitcom "The Golden Girls" completaria 100 anos no dia 17 de janeiro

    Betty White sendo homenageada em 2017, em Hollywood
    Betty White sendo homenageada em 2017, em Hollywood Getty Images

    Bill Trottda Reuters

    A atriz cômica Betty White, que alcançou uma carreira de mais de 80 anos ao se tornar a namoradinha da América após papéis vencedores do Emmy nas comédias de televisão “The Golden Girls” e “The Mary Tyler Moore Show”, morreu nesta sexta-feira (31), a menos de três semanas de seu 100º aniversário, informou a revista “People”.

    Seu agente e amigo íntimo Jeff Witjas disse à revista: “Embora Betty estivesse prestes a fazer 100, pensei que ela viveria para sempre.”

    Em uma indústria de entretenimento voltada para jovens, em que uma atriz com mais de 40 anos enfrenta o crepúsculo de sua carreira, White era uma anomalia idosa: foi uma estrela com seus 60 anos e um fenômeno da cultura pop em seus 80 e 90 anos.

    Jogando com sua simpatia iminente, White ainda estava estrelando uma sitcom de TV, “Hot in Cleveland”, aos 92 anos, até que foi cancelada no final de 2014.

    White disse que sua longevidade era resultado de boa saúde, boa sorte e amor ao trabalho.

    “É incrível que eu ainda esteja neste negócio e que você ainda esteja me tolerando”, disse White em uma aparição na cerimônia do Emmy Awards, em 2018, onde foi homenageada por sua longa carreira. “É incrível que você possa permanecer em uma carreira por tanto tempo e ainda ter pessoas que a toleram. Eu gostaria que eles fizessem isso em casa.”

    White não tinha medo de zombar de si mesma e lançar uma piada sobre sua vida sexual ou uma piada sarcástica que ninguém esperaria de uma senhora idosa de cabelos brancos e sorriso doce. Frequentemente, ela era questionada se, após uma carreira tão longa, havia algo que ela ainda queria fazer e a resposta padrão era: “Robert Redford”.

    “A velhice não a diminuiu”, escreveu o jornal “New York Times” em 2013. “Isso deu a ela um novo fôlego.”

    Betty Marion White nasceu em 17 de janeiro de 1922, em Oak Park, Illinois, e sua família mudou-se para Los Angeles durante a Grande Depressão, onde ela estudou na Beverly Hills High School.

    White começou sua carreira no entretenimento no rádio no final dos anos 1930 e em 1939 fez sua estreia na TV cantando em um canal experimental em Los Angeles. Depois de servir no American Women’s Voluntary Service, que ajudou o esforço dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, ela foi uma presença regular no “Hollywood on Television”, um programa diário de variedades ao vivo de cinco horas, em 1949.

    Betty White com Beatrice Arthur Rue McClanahan e Estelle Getty estrelas de “Supergatas”/Divulgação

    Alguns anos depois, tornou-se uma mulher pioneira na televisão ao fundar uma produtora e atuando como co-criadora, produtora e estrela da sitcom dos anos 1950 “Life With Elizabeth”.

    Durante a década de 1960 e início dos anos 70, White foi vista regularmente na televisão, apresentando a cobertura anual do Tournament of Rose Parade e aparecendo em programas de jogos como “Match Game” e “Password”. Ela se casou com o anfitrião de “Password” Allen Ludden, seu terceiro e último marido, em 1963.

    White alcançou um novo nível de sucesso no “The Mary Tyler Moore Show”, interpretando a apresentadora de um programa de televisão caseiro, a sarcástica e vigorosa Sue Ann Nivens, cujo credo era: “uma mulher que faz um bom trabalho na cozinha, certifique-se de colher suas recompensas em outras partes da casa.”

    White ganhou dois Emmys de melhor atriz coadjuvante pelo papel em 1975 e 1976.

    Ela ganhou outro Emmy em 1986 por “The Golden Girls”, conhecida no Brasil como “Supergatas”, uma sitcom sobre quatro mulheres mais velhas que moravam juntas em Miami e que apresentava uma faixa etária raramente destacada na televisão americana.

    Depois de uma sequência menos bem-sucedida de “The Golden Girls”, veio uma série de pequenos papéis em filmes, participações em programas de entrevistas e papéis únicos na televisão, incluindo um que lhe valeu um Emmy de participação especial no “The John Larroquette Show”.

    Em 2009, ela estava se tornando onipresente, com aparições mais frequentes na televisão e um papel no filme de Sandra Bullock “A Proposta”. Ela estrelou um popular comercial de doces Snickers que foi ao ar durante o Super Bowl, levando uma pancada brutal em uma poça de lama em um jogo de futebol.

    Uma jovem fã iniciou uma campanha no Facebook para que White apresentasse “Saturday Night Live” e ela acabou aparecendo em todos os esquetes do programa e ganhando mais um Emmy por isso.

    A Associated Press a elegeu como artista do ano em 2010 e uma pesquisa Reuters/Ipsos de 2011 descobriu que White, então com 89 anos, era a celebridade mais popular e confiável na América, com um índice de favoritismo de 86%.

    Betty White não teve filhos e dedicava-se à causa dos animais / Getty Images

    O comportamento espirituoso e atrevido de White foi útil como apresentadora de “Betty White’s Off their Rockers”, um programa de câmeras escondidas em que atores idosos pregavam peças em pessoas mais jovens.

    “Quem poderia sonhar que eu não seria apenas tão saudável, mas ainda seria convidado a trabalhar?” White disse em uma entrevista de 2015 com Oprah Winfrey. “Esse é o privilégio … Ainda ter trabalhos para fazer é um grande privilégio.”

    White, que não tinha filhos, trabalhava pela causa animal. Certa vez, ela recusou um papel no filme “As Good as It Gets” por causa de uma cena em que um cachorro era jogado em uma lata de lixo.

    Relembre famosos que morreram em 2021