Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Atores de “Oppenheimer” se juntam à Jane Fonda para falar sobre ameaça nuclear

    Iniciativa quer conscientizar as pessoas sobre os riscos de arsenais de armas nucleares, que podem acabar com a humanidade

    Lisa Respers Franceda CNN

    A Iniciativa da Ameaça Nuclear (NTI, sigla do nome “The Nuclear Threat Initiative“, em inglês) aproveitando que todos os olhos estão no filme “Oppenheimer” para conscientizar e falar sobre a ameaça nuclear. Ainda mais com o longa concorrendo nas principais categorias do Oscar neste domingo (10).

    Nesta quarta-feira (06), a organização lançou a campanha “Make Nukes History” (“Deixem as Armas Nucleares no Passado“, em tradução livre), em Los Angeles. Utilizando outdoors e uma grande instalação de arte, a organização também divulgou uma carta assinada por diversos artistas, que foi publicada no Los Angeles Times, além de divulgação nas redes sociais com vídeos.

    O objetivo do grupo é conscientizar as pessoas sobre os riscos dos arsenais nucleares acabarem com a humanidade.

    Atores, incluindo integrantes do elenco de “Oppenheimer” como Matthew Modine e Tony Goldwyn, assinaram a carta da NTI. Além deles, também estão nomes como Jane Fonda, Michael Douglas, Lily Tomlin, Viggo Mortensen, Emma Thompson, Rosanna Arquette e Charles Oppenheimer, ativista e neto do criador da bomba atômica.

    “Nós queremos que as pessoas nos escutem e lembrem que, enquanto Oppenheimer está no passado, armas nucleares não estão”, escreveu o grupo. “Para proteger nossas famílias, nossas comunidades e nosso mundo, nós precisamos exigir dos líderes mundiais que eles trabalhem para deixarem as armas nucleares no passado – e para construir um futuro melhor.”

    A campanha também foi feita com frases como “Oppenheimer Começou, Nós Podemos Acabar com Isso” e “13 indicações para Oppenheimer, 13 mil Armas Nucleares”.

    “Robert Oppenheimer nos alertou contra o desenvolvimento de armas mais poderosas e previu a perigosa corrida de armamentos que viria em seguida. Ele estava certo”, disse Ernest J. Moniz, um dos porta-vozes da NTI e ex-secretário de energia. “Nós estamos diante de enormes desafios geopolíticos – mas é necessária vontade política para nos tirar do abismo. E a vontade política é criada quando as pessoas a exigem.”

    “Oppenheimer” tem recebido diversos prêmios e é um dos favoritos do Oscar para levar a categoria de Melhor Filme. O longa conta a história do físico J. Robert Oppenheimer, que junto com um time de cientista, desenvolveu a bomba atômica.

    Para ver a lista completa de pessoas que assinaram a lista, acesse: www.makenukeshistory.org/open-letter.

    Tópicos