Ator de “Glee” foi aconselhado a não se assumir gay no começo da carreira
Chris Colfer fez um dos primeiros personagens adolescentes abertamente gays no horário nobre da TV americana
Chris Colfer, 34, interpretou um personagem gay na série de sucesso “Glee”, mas ele ainda não havia se identificado publicamente como um homem gay quando assumiu o papel. Ao todo, foram seis temporadas interpretando Kurt Hummel, um dos primeiros personagens adolescentes abertamente gays no horário nobre da TV americana.
Quinze anos após a estreia de “Glee”, o ator foi questionado sobre sua própria experiência de expor sua sexualidade durante uma aparição, esta semana, no programa The View. E ele disse que cresceu em uma “cidade muito conservadora” onde ser abertamente gay era “perigoso”.
“Lembro que quando entrei no programa o papel foi escrito para mim e eu não sabia qual seria o papel”, ele explicou. “Quando li o roteiro pela primeira vez, vi que era um personagem abertamente gay e fiquei apavorado. E quando comecei a fazer o show, muitas pessoas me disseram: ‘Não se assuma, não importa o que você faça, porque isso vai arruinar sua carreira.’”
Consequentemente, Colfer disse que ele “escondeu” sua sexualidade por algum tempo. “Mas eu também disse a eles: ‘Não consigo esconder isso com minha voz. Sou mais efeminado do que a maioria das pessoas. Não consigo esconder isso’”, ele explicou. “E eles disseram: ‘Não se preocupe. Contanto que você nunca aborde isso, você será recompensado por isso no final.’”
O que o convenceu a tornar expor publicamente sua sexualidade, ele disse, foi um encontro com uma jovem espectadora que secretamente lhe deu um bilhete que incluía uma corrente de clipes de papel coloridos com as palavras “obrigado”. “Naquele momento eu soube, eu tinha que me assumir”, ele disse.
Colfer disse que, embora se assumir possa limitar suas oportunidades para papéis, ele acredita que “ser um farol de positividade e fornecer esse conforto para as pessoas é muito mais importante do que atenção”.
Em 2011, o ator foi selecionado como uma das pessoas mais influentes pela revista americana Time. No mesmo ano, ele ganhou um Globo de Ouro por sua atuação em “Glee”. Depois de sua atuação na série, ele esteve presente em alguns filmes, mas apostou na carreira de escritor e já lançou diversos livros.
*Com informações de Mariana Valbão