Associação de roteiristas de Hollywood encerra greve antes de votação final de novo contrato
Anúncio encerra movimento de atores e roteiristas que paralisou a indústria
A Associação de Escritores da América (WGA) anunciou, nesta terça-feira (26), que seus membros podem retornar ao trabalho na quarta-feira (27), enquanto ocorre uma votação de ratificação de um novo contrato de três anos com os estúdios de Hollywood.
O anúncio encerra efetivamente uma greve de meses, que paralisou a indústria.
“O Conselho do WGAW e o Conselho do WGAE também votaram pelo levantamento da ordem de restrição e pelo fim da greve a partir das 00h01 da quarta-feira, 27 de setembro. Isto permite que os redatores retornem ao trabalho durante o processo de ratificação, mas não afeta o direito dos membros de tomar uma decisão final sobre a aprovação do contrato”, informou a associação.
O acordo provisório, alcançado no início desta semana, marca um ponto de virada para os estúdios de cinema e televisão de Hollywood, depois de tanto o WGA como o SAG-AFTRA, o sindicato que representa os atores, entrarem em greve para lutar por salários mais elevados e definir critérios para o uso da inteligência artificial.
O contrato, que expira em maio de 2026, inclui aumentos salariais, melhores benefícios, proteções contra o uso de inteligência artificial pelos estúdios, garantias de remuneração por streaming, termos de emprego de maior duração e outras vantagens.
Um resumo do acordo da WGA incluía proteções de IA. “A IA não pode escrever ou reescrever material literário”, de acordo com o resumo, que também observou a exigência de que os materiais gerados pela IA sejam divulgados aos roteiristas.
O acordo também abordou os acordos residuais de streaming e a transparência dos dados relacionados ao streaming. A ascensão da Netflix e de outros serviços ao longo dos últimos anos transformou Hollywood, tornando-se uma questão importante nas greves.
Embora a liderança sindical tenha permitido que os membros do sindicato voltem ao trabalho, os seus contratos com os estúdios ainda não foram oficialmente ratificados, o que significa que os membros do sindicato ainda podem rejeitar os termos do acordo, potencialmente prolongando uma greve histórica que paralisou muitas partes do setor de entretenimento dos EUA.
O sindicato disse que “os eleitores poderão votar de 2 a 9 de outubro e receberão cédulas e materiais de ratificação quando a votação for aberta”.
A WGA começou oficialmente a greve em 2 de maio, tornando a greve uma das mais longas de sua história. O recorde até o momento foi registrado em 1988, quando a paralisação durou 154 dias.
As greves de Hollywood tiveram um impacto econômico nacional de mais de US$ 5 bilhões, segundo economistas. Além da produção audiovisual, restaurantes e empresas que atendem a indústria do entretenimento, como maquiagem e trabalho de custódia, também sofreram uma recessão.