Ary Toledo tinha quadro no Programa Silvio Santos e era amigo do apresentador
O humorista morreu na manhã deste sábado (12), aos 87 anos; sua carreira foi marcada por milhares de piadas, muitas delas contadas no programa do SBT
O humorista Ary Toledo morreu na manhã deste sábado (12), aos 87 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, na capital de São Paulo, em decorrência de uma pneumonia. A informação sobre a morte foi confirmada pelo perfil do artista nas redes sociais.
Um dos nomes mais marcantes do humor brasileiro, Toledo fez carreira contando diversas piadas e anedotas em programas de televisão e da rádio, com passagens pela TV Tupi, Record e SBT. Um dos seus grandes destaques foi ao lado de Silvio Santos, de quem era amigo pessoal.
Frequentemente, o artista participava do Programa Silvio Santos, contando piadas de duplo sentido e com apelo à malícia. Em agosto, quando o apresentador faleceu, o humorista se pronunciou.
“Foi uma honra ter compartilhado momentos com a lenda da televisão brasileira. Do mundo não se leva nada, vamos sorrir e cantar! Descanse em paz Silvio Santos”, escreveu Toledo, em seu perfil no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Em homenagem ao Silvio Santos, exibida pelo SBT, Toledo falou emocionado sobre sua relação com o apresentador e a importância dele em sua carreira.
“Desde 1965, quando nos conhecemos — o Silvio tinha um programa de rádio, aqui na Rádio Nacional — e, daquele momento em diante, ele passou a ser um propagandista das minhas apresentações”, relembrou. “Eu gostava muito do Silvio, da brincadeira que ele fazia, do jeito que ele pedia, ele contava muito bem piadas… Ele pedia para mim, antes dos programas, para eu contar piadas para ele, e eu contava (…) Ele era meu amigo, muito amigo”, relatou.
“Eu agradeço ao Silvio porque, se não fosse ele, talvez eu não teria ficado tanto tempo em cartaz”, acrescentou.
Relembre a carreira de Ary Toledo
Ary Toledo nasceu em 22 de agosto de 1937, em Martinópolis, São Paulo, filho de Desolina Christoni e Antônio de Toledo, um ferroviário. Embora tenha vindo ao mundo em Martinópolis, cresceu em Ourinhos. Aos 22 anos, mudou-se para a capital paulista, onde iniciou sua trajetória como ator no Teatro de Arena.
Além de humorista, Toledo também era músico e compôs sua primeira canção no início dos anos 60. Sua primeira gravação, “Tiradentes“, ocorreu em 1965, fazendo grande sucesso. Ele se destacou como cantor ao participar de programas de televisão, especialmente com a canção “Pau de Arara”, escrita por Vinicius de Moraes e Carlos Lyra.
O artista também atuou em filmes, como “Esse Mundo é Meu” (1964), mas logo se dedicou apenas a carreira de humorista.
Na década de 70, Toledo se destacou como comediante no Show dos Calouros, apresentado por Silvio Santos, onde se tornou o contador oficial de piadas da atração. Ele também integrou o elenco do humorístico A Praça É Nossa.
Toledo foi casado por mais de 40 anos com Marly Marley, atriz, diretora de teatro e jurada do Programa Raul Gil, que faleceu em 2014, vítima de uma complicação do câncer de pâncreas.
*Com informações de Flávio Pinto, em colaboração para a CNN.
Veja mais: personalidades que morreram em 2024
[cnn_galeria active=”10912409″ id_galeria=”5714884″ title_galeria=”Veja as personalidades que morreram em 2024″/]