Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Amsterdam” é uma mistura de história e ficção com grandes estrelas de Hollywood

    Filme com Christian Bale, John David Washington e Margot Robbie chegou aos cinemas brasileiros na quinta (6)

    Christian Bale, Margot Robbie e John David Washington protagonizam "Amsterdam"
    Christian Bale, Margot Robbie e John David Washington protagonizam "Amsterdam" Divulgação/20th Century Studios

    Marina Toledoda CNN

    São Paulo

    O diretor David O. Russell (“O Lado Bom da Vida” e “Trapaça”) retornou aos cinemas com o suspense épico “Amsterdam”. O filme mistura fatos e ficção para contar a história de três amigos que combatem e revelam uma cospiração política na década de 1930.

    Em comunicado divulgado à imprensa, Russell diz que “o enredo é baseado em eventos históricos chocantes e fascinantes” e que o elemento central da produção é o pacto feito pelos protagonistas. “Amizade e amor são os base do filme e, para mim, o mais importante é a amizade entre esses personagens”. 

    O diretor recorreu à figuras históricas para criar os personagens fictícios da trama. O 369 Regimento de Nova York, ao qual pertenciam os protagonistas Burt (Christian Bale) e Harold (John David Washington), foi inspirado pelo Harlem Hellfighters, um regimento segregado de soldados afro-americanos e porto-riquenhos que foi enviado à França para defender o país na Primeira Guerra Mundial.

    Já a personagem Valerie (Margot Robbie) foi inspirada em várias artistas femininas da época. Enquanto o General Gil Dillenbeck (Robert De Niro), Russell se inspirou em Smedley Butler, um major-general do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.

    No comunicado, Bale diz: “David integrou esses personagens em uma série de eventos históricos que ocorreram nos EUA em uma história sobre três amigos que, em tempos de guerra, fazem um pacto de proteger uns aos outros, não importa o quê. O humor emerge de pessoas e situações reais em que se encontram”.

    O diretor coloca o filme como uma produção de época mas muito contemporânea. Este é um ponto de virada na história, é um momento em que o mundo pode virar de cabeça para baixo ou ficar como era. Os personagens estão à beira disso, mas eles não sabem”. 

    “É misterioso, é fascinante, é traiçoeiro e por causa disso, para mim, é uma história inspiradora”, comenta David O. Russell.

    A produção é um grande palco de Hollywood e trouxe grandes estrelas às telonas. Protagonizado por Christian Bale (O Vencedor e Psicopata Americano), John David Washington (Infiltrado na Klan e Malcolm & Marie) e Margot Robbie (O Lobo de Wall Street e Eu,Tonya), o longa ainda conta com a participação da cantora Taylor Swift; de Robert De Niro (Taxi Driver e Os Bons Companheiros); Rami Malek (Bohemian Rhapsody e Mr. Robot); Anya Taylor-Joy (O Gâmbito da Rainha) e mais.

    É o terceiro filme que Russell e Bale trabalham juntos. Anteriormente, o ator estrelou “O Vencedor” (2010), que lhe garantiu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, e “Trapaça” (2013). O processo de desenvolvimento do longa começou cinco anos atrás em um jantar entre o diretor e Bale, que além de protagonista atuou como produtor do longa.

    “Amsterdam” estreou nos cinemas brasileiros na quinta-feira (6).

    Assista ao trailer