Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Ambientalista brasileiro Chico Mendes vai ganhar cinebiografia e documentário

    Uma das produções está prevista para estrear na COP30, que será realizada em Belém, no Pará

    Marina Toledoda CNN

    Um documentário e uma cinebiografia do ambientalista brasileiro Chico Mendes estão em desenvolvimento. A informação foi revelada pela CEO do Estúdio Escarlate, Joanna Henning, à Variety.

    O primeiro está previsto para estrear em novembro de 2025 durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no Pará.

    Já a cinebiografia será filmada em 2026 e lançada em 2027. O ator Jorge Paz (“Marighella” e “O Sequestro do Voo 375“) irá interpretar Mendes. 

    Segundo a publicação, os títulos serão as primeiras produções totalmente sustentáveis do Brasil e terão direção de Sergio Carvalho (“O Olhar Que Vem de Dentro” e “Noite Alienígenas”) e Sergio Machado (“Cidade Baixa” e “O Rio de Desejo”).

    Quem foi Chico Mendes?

    Francisco Alves Mendes Filho foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro, conhecido mundialmente por sua luta em defesa da Amazônia e dos direitos dos povos da floresta. Nascido em 1944 em Xapurino Acre, filho de migrantes nordestinos, desde os nove anos acompanhou o pai na atividade extrativista do látex.  

    Segundo o governo federal, ele dedicou sua vida à preservação da Floresta Amazônica e à melhoria das condições de vida dos seringueiros, sendo um dos fundadores do Conselho Nacional dos Seringueiros. Além disso, promoveu a criação das Reservas Extrativistas, áreas protegidas onde as comunidades locais podem viver e trabalhar de forma sustentável.  

    Mendes foi assassinado em 1988. O Brasil o incluiu da Lista de heróis da Pátria Brasileira, e foi declarado Patrono do Meio Ambiente Brasileiro “em reconhecimento à sua luta em defesa da vida na floresta e da própria Amazônia”.

    Veja também: famosos que vão ganhar cinebiografias

    Temperatura mundial pode subir quase 3°C, diz estudo da ONU

    Tópicos