Além dos hits: 10 músicas da Taylor Swift que você precisa conhecer
Discografia extensa da cantora vai muito além das populares "Love Story" e "Shake It Off"
Fenômeno global, a cantora Taylor Swift é conhecida por seus sucessos estrondosos e letras que são capazes de fazer uma legião de fãs, do mundo todo, se identificar.
Ela alcançou o topo com hits como “You Belong With Me”, “Love Story”, “Shake It Off” e “Blank Space” e acumula, até o momento, 11 álbuns de estúdio.
Com centenas de músicas já lançadas, a discografia da cantora vai muito além das músicas mais tocadas nas rádios e plataformas de streaming, com muitas faixas memoráveis e significativas para os chamados swifties (apelido dado aos fãs da cantora).
Pensando nisso, a CNN separou algumas canções não tão populares, mas que merecem estar no topo da sua playlist. Confira!
10 músicas da Taylor Swift que você precisa conhecer
“Mr. Perfectly Fine (Taylor’s Version) (From The Vault)
“Mr. Perfeclty Fine” ficou guardada no “cofre” de Taylor Swift por anos. A música foi lançada pela primeira vez na regravação do álbum “Fearless” (2008), lançada em 2021, como uma das canções que a artista descartou do lançamento original.
Em 2021, a faixa rapidamente se tornou uma das queridinhas dos fãs e fala sobre superar uma pessoa que, aparentemente, seguiu em frente sem grandes dificuldades, enquanto ela continua a sofrer pelo término do relacionamento.
“Clean”
“Clean” foi lançada no álbum “1989”, de 2014. O disco é um grande marco na carreira de Taylor no gênero pop e, apesar de trazer batidas animadas na maioria das canções, traz algo diferente em “Clean”, uma das faixas mais introspectivas do álbum.
Com um mais ritmo lento (mas sem deixar de lado a batida oitentista do “1989”), a música é, essencialmente, uma canção sobre o processo doloroso, mas libertador, de superar uma relação que já não faz mais parte de sua vida.
“Willow”
“Willow” é o único single do álbum “Evermore” (2020). Apesar de ser a faixa principal do disco, não alcança grande popularidade entre o público geral. A faixa segue o estilo mais indie que Taylor imprimiu em seus projetos de 2020.
“Willow” explora temas de amor e destino de uma maneira poética, utilizando metáforas da natureza e do fluxo da vida. A canção começa com o verso “I’m like the water when your ship rolled in the night” (“Eu sou como a água quando seu navio entrou na noite”), sugerindo que o relacionamento entre os personagens da música está destinado a acontecer, como se fosse um fluxo natural e inevitável.
“My Tears Ricochet”
Lançada em 2020 como faixa do álbum “Folklore”, “My Tears Ricochet” ganhou maior destaque em 2024, quando foi parte da trilha sonora do filme “É Assim Que Acaba”.
A canção é a tradicional quinta música do disco. Segunda a meses já comentou algumas vezes, músicas que estão nesta posição na discografia da Taylor são as mais emocionais e profundas de cada projeto.
Com uma atmosfera sombria, “My Tears Ricochet” é uma reflexão sobre a perda, a traição e o luto, e a música funciona como uma metáfora para um relacionamento que chegou ao fim de maneira turbulenta.
“I Bet You Think About Me (Taylor’s Version) (From The Vault)”
Seguindo a linha de “Mr. Perfectly Fine”, “I Bet You Think About Me” também se manteve escondida por anos e acabou lançada na regravação do “Red” (2012), lançada em 2021.
“I Bet You Think About Me” é uma das faixas mais afiadas e bem-humoradas do álbum. O título da música, que já sugere uma provocação, reflete a ideia de que a narradora acredita que o ex-parceiro continua a pensar nela, mesmo depois do término.
O verso “I bet you think about me” (“Eu aposto que você pensa em mim”) é repetido ao longo da canção como uma afirmação de confiança.
A canção é acompanhada de um clipe estrelado por Taylor e o ator Miles Teller (“Whiplash”).
“How Did It End?”
Música lançada no álbum “The Tortured Poets Department” (2024), conta majoritariamente com a voz de Taylor acompanhada apenas por um piano. A canção explora o término em cima de desilusão e perda, sobretudo de sonhos e objetivos compartilhados.
“Is It Over Now? (Taylor’s Version) (From The Vault)”
“Is It Over Now?” é uma das faixas do “1989 (Taylor’s Version)”, parte do processo de regravação do aclamado álbum de 2014. Também é uma faixa que ficou escondida até o lançamento da obra regravada, que aconteceu em 2023.
“Is It Over Now?” capta a sensação de estar presa em um ciclo de incertezas, sem saber se o relacionamento realmente chegou ao fim ou se ainda há algo que poderia ser resolvido.
Muitos fãs apontam a canção como uma reflexão da cantora sobre o relacionamento que teve com o também cantor Harry Styles em 2012.
“Getaway Car”
Do álbum Reputation (2017), “Getaway Car” traz como tema o escapismo, e a canção descreve uma história de uma pessoa que se envolve em um novo relacionamento como uma forma de escapar de um relacionamento anterior — uma espécie de “carro de fuga” (getaway car), metáfora para um meio temporário de se livrar de uma situação difícil.
Ao longo da canção, a protagonista descreve uma relação que começa com uma sensação de liberdade e excitação, mas que logo se transforma em um erro, quando as mentiras e as consequências começam a se acumular.
É uma das várias canções que demonstram a habilidade de Taylor Swift de construir histórias inteiras para falar de um sentimento específico.
“Champagne Problems”
“Champagne Problems” é uma das faixas mais adoradas pelos fãs e também integra o álbum “Evermore” (2020). Liricamente rica, com uma sonoridade folk suave e envolvente, “Champagne Problems” lida com temas de rejeição, arrependimento e a realidade difícil de um relacionamento que, apesar de parecer perfeito, não consegue resistir às dificuldades emocionais.
“Would’ve Could’ve Should’ve”
“Would’ve, Could’ve, Should’ve” é uma das faixas do “Midnights” (2022). A canção explora o arrependimento e o lamento através de temas universais de culpa, escolhas passadas e as consequências de relações que deixaram cicatrizes por toda uma vida.
Produtor conta segredos do sucesso de Taylor Swift e Sabrina Carpenter