Além de “O Menino Maluquinho”, relembre principais obras de Ziraldo
Cartunista, ilustrador e escritor morreu neste sábado (6), deixando como legado seus livros, charges e personagens
Cartunista, ilustrador, escritor e um dos grandes nomes da cultura brasileira, Ziraldo morreu neste sábado (6), aos 91 anos.
A informação da morte foi confirmada pela família. Ele faleceu enquanto dormia em sua residência, no Rio de Janeiro.
O artista deixa como legado livros infantis, charges afiadas e alguns dos personagens mais famosos do Brasil — dentre eles, o Menino Maluquinho, amado por gerações de crianças.
Relembre algumas das principais obras que marcaram a carreira de Ziraldo:
“O Menino Maluquinho”
Neste clássico da literatura infantil brasileira, Ziraldo nos apresenta seu personagem mais famoso: o Menino Maluquinho. O livro de 1980 conta a história de um garoto traquina e alegre, que gosta de inventar brincadeiras e tem o costume de usar uma panela na cabeça.
Desde então, a obra já ganhou filmes e séries inspirados no personagem.
“A Turma do Pererê”
Foi com “A Turma do Pererê” que Ziraldo pulicou a primeira revista em quadrinhos com um só autor no Brasil, em 1960. As histórias eram inspiradas em personagens do folclore brasileiro, como o saci pererê, e foram publicadas até 1964, ano no qual a ditadura militar suspendeu a revista por considerá-la “subversiva”.
“Flicts”
O primeiro livro infantil publicado por Ziraldo, de 1969, conta a história de uma cor que não se encaixa no arco-íris, chamada “flicts”. A obra traz reflexões para as crianças sobre aceitar as diferenças e promover a igualdade.
“Uma Professora Muito Maluquinha”
Neste livro, publicado em 1995, Ziraldo conta a história de uma professora diferente do normal, que com sua didática e seus métodos divertidos pode ser mal interpretada pelos adultos, mas encanta os alunos e faz com que eles aprendam enquanto se divertem. A obra também já ganhou adaptação para os cinemas, estrelando Paolla Oliveira.
“O Bichinho da Maçã”
O livro de 1982 conta a história de um bichinho que morava dentro de uma maçã e contava histórias incríveis, que faziam os animais se reunirem debaixo da macieira só para ouvir. Um dia, a maçã que ele chama de casa é colhida, e o bicho tem que usar sua inteligência para escapar.
“O Joelho Juvenal”
De 1983, neste livro de Ziraldo conhecemos Juvenal, o joelho de um menino que adorava brincar e, por isso mesmo, vive sempre ralado, esfolado e machucado. Mesmo assim, Juvenal é muito feliz e gosta de se divertir com seu dono.
“Meninas”
Para escrever “Meninas”, Ziraldo se inspirou em “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, que traz no centro da narrativa uma menina curiosa que decide explorar outro mundo. Neste livro, o cartunista brasileiro decide retratar as meninas, seres encantados que duram apenas dos 7 aos 11 anos, mas ao invés de sumir dão origem às mulheres.
“O Menino Marrom”
De 1986, o livro de Ziraldo conta a história de um menino marrom e de seu amigo, um menino cor-de-rosa. Os dois querem descobrir juntos o mistério das cores, e acabam por aprender sobre diversidade, respeito e a amizade entre pessoas diferentes.