Alcione faz 77 anos: relembre canções que embalaram novelas
Também conhecida como "Marrom", a cantora é considerada uma das principais sambistas do país


Considerada uma das principais sambistas do país, Alcione está completando 77 anos nesta quarta-feira (21). Nascida em São Luís, no Maranhão, teve o nome de batismo inspirado na protagonista do romance espírita Renúncia, psicografado por Chico Xavier.
Também conhecida como “Marrom”, “Dama do Samba” e “A Voz do Samba”, a artista tem a discografia contemplada por 30 álbuns de estúdio, outros nove ao vivo e sete compilações.
Dentro da teledramaturgia brasileira, a sambista também foi responsável por emplacar diversas canções em trilhas sonoras de novelas da TV Globo. Confira abaixo.
Ainda no início da trajetória, Alcione teve a canção “Planos de Papel” na trama de “O Rebu” (1974), escrita por Bráulio Pedroso.
Cinco anos mais tarde, em 1979, foi a vez de “Pode Esperar” figurar em “Pai Herói”, de Janete Clair, e “Gostoso Veneno” em “Os Gigantes”.
Já na década de 1980, sucessos como “Menino sem Juízo”, “Vendaval da Vida” e “Estranha Loucura”, marcarem personagem em “Chega Mais”, “Louco Amor” e “Sassaricando” respectivamente.
Em 1990, “Melhores Momentos” esteve em “Araponga” e em 1999, a sambista fez um feat com Djavan na canção “Gostoso Veneno” para a trama de “Suave Veneno”.
Ainda na voz de Marrom, “Eu Sei Que Vou Te Amar”, esteve em “O Beijo do Vampiro”, de 2002.