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    “Akira”: entenda como foi a chegada do primeiro anime aos cinemas brasileiros

    Filme ficou um ano em cartaz e levou mais de 250 mil espectadores às salas

    Flávio Ismerimda CNN

    O CEO da Sato Company, Nelson Akira Sato, explicou, nesta terça-feira (3), durante o Unlock da CCXP24, qual foi a estratégia adotada para trazer o primeiro anime para os cinemas brasileiros, em 1990.

    A produção em questão é “Akira”, que ficou um ano em cartaz e conseguiu arrastar mais de 250 mil espectadores para as salas de todo o Brasil.

    Durante o painel, que celebrava os 40 anos de “Akira”, Sato contou que bateu na porta de todos os grandes distribuidores de cinema da época, mas não conseguiu convencê-los a colocar o filme em cartaz.

    A tática, então, foi alterada, e ele, em parceria com Luiz Gonzaga Assis de Luca, que havia trabalhado na Maurício de Sousa Produções, decidiram adotar o road show, isto é, colocar o filme em poucas salas de cinema e apostar no boca a boca para fazer o projeto dar certo.

    “Era uma coisa de buscar parceria. Não existe nada melhor do que a presença física de um cara falando: ‘Eu vi tal filme e ele é muito bom’”, explicou.

    Os dois criticaram a visão das grandes distribuidoras de cinema e afirmaram que, na atualidade, os filmes são tratados como commodities.

    “Ou o filme é um bloco buster e é um absurdo, como ‘Divertidamente’, ou o filme se arrebenta. Você não tem tempo, o filme não é tratado caso a caso”, afirmou Gonzaga.

    “Não tem tempo de exposição do filme, não tem uma cultura de ir ao cinema ver os animes.”

    Ghibli Fest no Brasil

    Sato também revelou nesta terça-feira (3) que promoverá no Brasil um festival com 23 filmes do Studio Ghibli, incluindo “O Menino e a Garça”, vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2024, e “A Viagem de Chihiro”, que levou o mesmo prêmio em 2003.

    A Sato Company também trará “Detective Conan The Million-Dollar Pentragran” para o Brasil em 2025. O 27ª longa da franquia é dono da maior bilheteria do Japão em 2024, com US$ 97,5 milhões (cerca de R$ 590 milhões).

    Como comprar ingressos para a CCXP24?

    Os ingressos da CCXP24 seguem à venda no site do Mundo Tickets.

    As entradas vão de R$ 200 (meia-entrada de quinta-feira) a R$ 3.300 (Unlock CCXP Single, que dá entrada nos quatro dias de evento e no Unlock, que acontece nesta terça-feira e na quarta-feira).

    Fora do universo da música, Alan Ritchson, Anya Taylor-Joy, Adam Scott, James Marsden, Marina Ruy Barbosa, Miles Teller, Nicole Wallace e mais personalidades já estão confirmadas no evento.

    Eles vão participar de painéis para falar sobre seus novos projetos. Confira aqui uma lista de todos os famosos que estarão na CCXP24.

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