“After”: entenda o sucesso e as polêmicas do filme inspirado no cantor Harry Styles
Sucesso mundial, a franquia sofreu duras críticas devido a mudanças na adaptação do livro para o filme


Nesta quarta-feira (13), estreou “After – Para Sempre”, quinto e último filme da franquia que conquistou o público e se tornou um sucesso mundial.
Agora, a história mostrará o desfecho do polêmico casal Hardin e Tessa, interpretados pelos atores Hero Fiennes Tiffin e Josephine Langford.
Após sofrer um bloqueio criativo, o rapaz viaja para Portugal em busca de redenção e uma tentativa de superar seu grande amor. Enquanto isso, Tessa ainda está magoada por sua vida ter sido exposta no livro escrito por Hardin.
A franquia é baseada nos livros homônimos da autora norte-americana Anna Todd, que conquistou muitos fãs mundialmente com o romance do casal protagonista, mas também gerou debates na internet sobre relacionamentos abusivos.
“After” é uma fanfic (história de ficção escrita por um fã) publicada inicialmente na rede social Wattpad, um aplicativo para leitores e autores. Anna se inspirou na aparência do músico Harry Styles, ex-membro da banda One Direction.
O filme, que aposta em cenas super sensuais, conta a história da tímida e dedicada Tessa, que ao ingressar no primeiro semestre da faculdade, conhece Hardin. Ele é um bad boy sedutor, de temperamento explosivo, e aposta com os amigos que irá tirar a virgindade da jovem.

Mas ao decorrer da trama, ambos se conectam, descobrem afinidades e se apaixonam. O relacionamento conturbado do casal, que vive uma montanha-russa de emoções entre altos e baixos, conquistou muitos fãs.
Apesar disso, o longa já foi criticado por muitos leitores e espectadores que desaprovam a romantização de cenas tóxicas e problemáticas do protagonista.
O relacionamento do Hardin e da Tessa é tóxico em tantos níveis que nem sei como comentar
— Acaba pelo amor (@eusabrinabl) August 6, 2023
Polêmicas envolvendo “After”
Em agosto, a autora dos livros, Anna Todd, fez uma suposta crítica aos desfechos da história, mas não mencionou o nome do filme.
“Um brinde a todos os filmes lançados este ano que não envolvem perseguir uma vítima de bullying sexual e desfazer anos de desenvolvimento do personagem”, falou.
A autora não faz mais parte da produtora “Voltage Pictures”. Desde então, os fãs também estão reclamando das mudanças na história.
here’s to all the movies coming out this year that don’t involve stalking a victim of sexual bullying and undoing years of character development 🥂
— Anna Todd (@annatodd) August 27, 2023