Academia confirma que “Ainda Estou Aqui” está elegível ao Oscar; entenda
Filme representará o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na edição de 2025 do prêmio
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, confirmou que o filme “Ainda Estou Aqui” está elegível para competir na edição de 2025 da premiação. Na quinta-feira (22), a instituição divulgou a lista de produções que participarão da disputa nas categorias de animações, documentários e filmes internacionais.
Isso significa que a produção está apta a participar do Oscar. Para ser elegível ao prêmio, os filmes internacionais devem ser pré-selecionados por seus respectivos países e seguir as regras da premiação.
Algumas das regras da premiação exigem que as produções sejam exibidas tanto em seus respectivos países quanto nos Estados Unidos dentro de um período determinado, atendam a requisitos específicos de produção e exibição, e sejam majoritariamente faladas no idioma original, entre outros detalhes.
Anteriormente, o longa de Walter Salles já havia anunciado sua data de estreia no circuito americano para garantir sua aptidão à disputa. Saiba para quais categorias do Oscar “Ainda Estou Aqui” está cotado.
De acordo com o The Hollywood Reporter, 85 países enviaram seus filmes para a disputa na categoria internacional. “Ainda Estou Aqui”, o representante brasileiro, é considerado por críticos especializados como um dos favoritos ao prêmio, ao lado do francês “Emilia Pérez” e do alemão “The Seed of the Sacred Fig”.
- 1 de 8
"Ainda Estou Aqui" é o filme escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para tentar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025 • Divulgação/Alile Dara Onawale
- 2 de 8
Estrelado por Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, o filme fala sobre a luta dela em busca de respostas após seu marido, Rubens Paiva, ter desaparecido durante a Ditadura Militar • Divulgação/Alile Dara Onawale
- 3 de 8
Mãe de cinco filhos, Eunice busca respostas sobre o paradeiro do marido • Divulgação/Alile Dara Onawale
-
- 4 de 8
O filme é o novo longa do diretor Walter Salles • Divulgação/Alile Dara Onawale
- 5 de 8
Fernanda Torres disse à CNN que Eunice "combateu o estado autoritário através de uma imensa delicadeza combativa" • Divulgação/Alile Dara Onawale
- 6 de 8
Selton Mello, que também estrela "Ainda Estou Aqui", vive o deputado Rubens Paiva • Divulgação/Alile Dara Onawale
-
- 7 de 8
À CNN, Mello disse que “[teve que criar] esse personagem de uma forma marcante o suficiente para reverberar ao longo do filme ajudando a trajetória da personagem da Nanda [Fernanda Torres] e do público, que é cúmplice dessa jornada” • Divulgação/Alile Dara Onawale
- 8 de 8
Fernanda Montenegro interpreta Eunice Paiva no fim da vida em "Ainda Estou Aqui"; ela morreu aos 86 anos em 2018, quatro anos após a Comissão Nacional da Verdade emitir o relatório que solucionou o desaparecimento de Rubens Paiva • Divulgação/Alile Dara Onawale
“Ainda Estou Aqui” trata-se da adaptação do livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva, conhecido pelo livro “Feliz Ano Velho” — um grande sucesso de vendas nos anos 1980. A história se passa na década de 1970, no período mais intenso da ditadura militar no Brasil, e acompanha a trajetória da família Paiva, composta por Rubens (interpretado por Selton Mello), Eunice (vivida por Fernanda Torres) e seus filhos.
A vida da família se transforma completamente quando, em um dia fatídico, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e some sem deixar rastros. Eunice, que dedicará décadas em busca de respostas sobre o paradeiro do marido, precisa se reconstruir e traçar um novo caminho para si e para seus filhos. Saiba mais sobre a história.
O elenco também conta com Valentina Herszage (“Elas por Elas”), Maeve Jinkings (“Pedágio”), Antonio Saboia (“Deserto Particular”), Olívia Torres (“Continente”), Humberto Carrão (“Aquarius”), Dan Stulbach (“Mulheres Apaixonadas”), Charles Fricks (“Terra e Paixão”), Caio Horowicz (“Boca a Boca”), Daniel Dantas (“Pega Pega) e mais.
A CNN acompanhou o lançamento exclusivo do filme durante a 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; saiba como foi a coletiva e confira nossas entrevistas individuais com os astros da produção, Fernanda Torres e Selton Mello.
Assista ao trailer de “Ainda Estou Aqui”:
“Ainda Estou Aqui”: como é a participação de Fernanda Montenegro?
Selton Mello à CNN: “Criei um personagem para reverberar no filme”
“Ainda Estou Aqui”: quem foi Rubens Paiva, personagem de Selton Mello
Filme propõe reflexão sobre a ditadura militar, diz Fernanda Torres em entrevista para a CNN
Quem foi Eunice Paiva, personagem de Fernanda Torres em “Ainda Estou Aqui”