6ª temporada de “The Crown”: Saiba o que é verdade e o que é ficção na série
Episódios finais da série foram lançados nesta quinta (14), na Netflix, e mostram momentos da famíla real após a morte de Lady Di
Os últimos episódios de “The Crown” foram lançados na Netflix nesta quinta-feira (14). Apesar de ser uma série histórica baseada em fatos reais sobre a realeza britânica, algumas cenas apenas se aproximam da realidade, enquanto outras são dramatizadas e acabam fugindo um pouco do contexto.
Em entrevista à Variety, Annie Sulzberger, chefe de pesquisa do programa, disse que se os fãs detectarem discrepâncias entre os eventos reais e os de “The Crown”, será intencional. “Este é um drama, e os dramaturgos têm que olhar para a história de forma diferente”, disse. “Essas não são imprecisões. Foram decisões para se desviar da história.”
Para a despedida da última temporada, o seriado abordou acontecimentos mais recentes da monarquia britânica, dando destaque principal para a Princesa Diana, assim como para seu namoro com Dodi Al-Fayed e sua trágica morte. O relacionamento de Rei Charles III com Camilla Parker Bowles também ganha destaque, assim como o início do namoro de Príncipe William com Kate Middleton, que aparece nos episódios finais.
Confira o que é verdade e o que é ficção na última temporada de “The Crown”:
Dodi Al-Fayed realmente pediu a mão da Princesa Diana em casamento?
Nos primeiros episódios da sexta temporada, Dodi é pressionado pelo pai, Mohammed Al-Fayed para pedir a mão da princesa em casamento. Dodi então, convence a princesa de fazer uma parada em Paris, antes que voltassem à Londres, para realizar o pedido, que ela nega.
A investigação sobre a morte do casal revelou que horas antes do acidente, Dodi visitou a loja Repossi em Paris para comprar um anel de diamante chamado “Dis-Moi Oui”, que significa “Diga Sim” em francês. Apesar de ter comprado o anel, não existem provas ou evidências de que ele pediu a mão de Diana em casamento no fatídico dia.
Mohamed Al-Fayed contratou um paparazzi para tirar as primeiras fotos de Dodi e Diana juntos?
No segundo episódio da temporada, Mohamed Al-Fayed, aparece “contratando” um paparazzi para flagrar o primeiro beijo do casal e assim, alavancar o relacionamento, de forma oficial.
Em entrevista recente ao New York Times, o fotógrafo responsável pela fatídica foto, Mario Brenna revela que a ideia de que o bilionário o contratou era “absurda e completamente inventada” e que ninguém lhe vazou informações sobre o paradeiro do iate. O fotógrafo ainda revela que ele estava na Sardenha para tirar fotos de paparazzi de pessoas famosas e encontrar Diana e Dodi foi simplesmente um “grande golpe de sorte”.
O Príncipe William sumiu por horas após saber da morte de Diana?
Em “The Crown”, depois de receber a notícia da morte de sua mãe, o príncipe William desaparece. Ele estava ao lado da família real em Balmoral, a residência escocesa em que a Rainha Elizabeth faleceu em 2022. Na série, a família toda vai atrás do futuro monarca, que só aparece depois de 14 horas.
Apesar de ter sentido a perda, não há comprovações que William ficou tantas horas desaparecido. Em um discurso realizado em 2021, ele se recordou do incidente e falou sobre como encontrou conforto ao ar livre durante esse período: “Eu estava em Balmoral quando me disseram que minha mãe havia morrido”; “Ainda em estado de choque, encontrei refúgio no serviço religioso em Crathie Kirk naquela mesma manhã, e nos dias sombrios de luto que seguido, encontrei conforto e consolo ao ar livre escocês.”
O príncipe William foi assediado por meninas durante uma visita real ao Canadá?
No final dos anos 1990 e início dos anos 2000, o Príncipe William era uma espécie de galã e seu rosto estava presente em muitos lugares. Em 1998, após a morte de sua mãe, o herdeiro do trono acompanhou seu pai, o príncipe Charles, e seu irmão, o príncipe Harry, em férias de trabalho no Canadá, onde foi cercado por fãs gritando, assim como ilustra na série.
“Como na época em que os Beatles surgiram, as pessoas estavam enlouquecendo e desmaiando e não conseguiam acreditar nos próprios olhos que os príncipes estavam lá”, foi mencionado em uma matéria da CTV News, um veículo canadense, sobre a viagem em questão.
Kate alguma vez conheceu a princesa Diana?
No começo do episódio 7, Kate e seu futuro marido se encontram brevemente quando eram adolescentes em 1996. William acompanha sua mãe na ocasião, enquanto ela vende exemplares da revista de rua britânica Big Issue, que apoia os sem-teto e Kate compra um exemplar dela. Entretanto, a cena é inteiramente fictícia.
Segundo matéria do Today, da NBC, Kate confirmou que nunca conheceu a sua falecida sogra durante um evento em abril de 2023, onde a princesa conversou com uma multidão. “Infelizmente, nunca a conheci”, ela continuou, mas disse que seria uma avó “brilhante”. “Sentimos falta dela todos os dias”, comentou a princesa, ainda segundo a matéria.
Kate Middleton realmente chamou a atenção do Príncipe William ao usar um vestido transparente?
Kate e William se conheceram enquanto estudavam na Universidade de St. Andrews, na Escócia, e dizia-se que a futura princesa estava firmemente na zona de amizade – até uma noite de 2002, em um desfile de moda estudantil, quando a tímida Kate usou um vestido preto transparente sem alças que exibia seu sutiã e calcinha.
Na ocasião, o futuro herdeiro do trono pagou em torno de £200 para um ingresso na primeira fila para o desfile, segundo o portal The Mirror. Ainda segundo o veículo, William demonstrou o seu interesse amoroso ao realizar um comentário sobre Kate para seu amigo. Anos depois, o fatídico vestido foi leiloado pelo valor de £78,000 (aproximadamente R$ 489.000)
A Rainha Elizabeth realmente planejou o seu próprio funeral?
Elizabeth II consultou “todos os preparativos” para o seu funeral, que foi apelidado de “Operação Ponte de Londres”, incluindo a escolha da música. Seu flautista pessoal, que cumprimentava a rainha com uma melodia de gaita de foles do lado de fora da janela de seu quarto todas as manhãs, também encerrou o seu funeral com a melodia “durma, querida, durma”. E assim como é retratado no programa, o príncipe Philip também planejou seu próprio funeral, modificando um Land Rover para carregar seu caixão em vez de um carro funerário tradicional.