Veja 7 maneiras de entrar na USP: Enem, Provão Paulista e mais
Desde 2023, o candidato pode usar a nota obtida no Enem para a concorrência em até três cursos da USP
Ao longo dos 90 anos completados esse ano, a USP (Universidade de São Paulo) teve a Fuvest, o seu próprio vestibular, como uma das únicas formas de ingresso. Contudo, nos últimos processos seletivos, a universidade mais conceituada do país vem aderindo a outras possibilidades de acesso, principalmente para permitir a entrada de mais alunos vindos de escolas públicas.
É o caso, por exemplo, do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que já é usado como principal forma de ingresso pela maioria das universidades federais há mais de uma década. Mais recentemente, a USP adotou também o Provão Paulista, que é exclusivo para alunos da rede pública de todo o Brasil.
Abaixo, a CNN lista todas as formas disponíveis para estudar em um dos 183 cursos de graduação que a USP oferece nas oito cidades do estado de São Paulo em que a instituição está presente. Confira:
1. Fuvest
É a tradicional prova da USP, organizada pela Fundação Universitária para o Vestibular desde 1977, responsável pela maioria das vagas que a universidade oferece todos os anos. Trata-se de um exame em duas etapas, geralmente realizadas nos meses de novembro e dezembro.
A primeira etapa é disputada por todos os inscritos, que fazem uma prova de 90 questões de múltipla escolha. Quem tiver um desempenho melhor que a nota de corte de cada curso é convocado para a segunda etapa.
A segunda fase é realizada em dois dias e é composta apenas por questões discursivas. No primeiro dia é aplicada a prova de língua portuguesa e redação, já o segundo dia são de questões ligadas ao curso do candidato.
Em 2024, a primeira etapa da Fuvest foi realizada no dia 17 de novembro. A segunda fase será nos dias 15 e 16 de dezembro.
2. Enem-USP
O Enem-USP foi adotado pela USP desde o vestibular de 2023. O candidato pode usar a nota obtida no Enem para a concorrência em até três cursos. Ao todo, a USP oferece 1.500 vagas para esta forma de ingresso.
Apesar do desempenho no Enem ser disponibilizado aos candidatos oficialmente somente em janeiro, a inscrição para uso da nota para a universidade começou na quarta-feira (27) o e vai até 20 de dezembro, com taxa de inscrição de R$ 11. Para informações sobre isenção da taxa e reserva de vagas para cotistas, acesse o site da Fuvest.
3. Provão Paulista
Assim como o Enem, o Provão Paulista também foi adotado pela USP desde o ano passado e também oferece 1.500 vagas. Só que, diferentemente do Enem, esta modalidade é reservada apenas para os alunos de escolas públicas.
As provas deste ano já foram realizadas tanto por alunos do terceiro ano do ensino médio quanto por alunos do primeiro e segundo ano que pretendem usar a somatória do desempenho em cada ano para concorrer ao final do curso.
O Provão Paulista também é utilizado para vagas em outras universidades de São Paulo, como a Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) e Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
4. Olimpíadas do conhecimento
A USP oferece cerca de 200 vagas para estudantes que participaram e/ou foram premiados em olimpíadas acadêmicas no Brasil e no exterior. A maioria dessas vagas são reservadas para cursos nas áreas de exatas e engenharias. Também há reserva de vagas para alunos de escola públicas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas nesta modalidade de ingresso.
5. Transferência externa
A USP permite que alunos que já estejam cursando um curso de graduação em outra universidade tente uma transferência para lá, mediante a disponibilidade de vagas. O calendário desta concorrência é diferente do vestibular para novos alunos e costuma ser feito em maio.
6. Aluno especial
Trata-se de uma modalidade em que o aluno participa da aula de apenas uma disciplina em específico, sem ser matriculado na universidade. Cada curso possui os seus próprios critérios de admissão, lista de matérias disponíveis e calendário acadêmico, que pode ser consultado no site da USP.
7. Estrangeiros
De acordo com a instituição, candidatos estrangeiros podem concorrer às vagas por meio da Fuvest, da nota do Enem e do PEC-G (Programa de Estudantes Convênio de Graduação), que oferece vagas no ensino superior para estudantes de 74 países com qual o Brasil possui acordo educacional, cultural ou científico tecnológico, como Angola, Haiti, Índia e França.
Além de Portugal, universidades nos EUA e Canadá aceitam nota do Enem