Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Universidades paulistas lançam disciplina de inclusão inédita no país

    Instituições públicas do estado de São Paulo oferecem a matéria no primeiro semestre de 2025

    Tamiris Gomescolaboração para a CNN

    A USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) passam a oferecer uma disciplina inédita no país voltada à diversidade e inclusão.  

    Chamada “Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão”, a nova matéria tem como objetivo capacitar estudantes universitários de todas as áreas do conhecimento sobre direitos das pessoas com deficiência, a fim de promover uma cultura que valorize a diversidade humana. 

    A disciplina será oferecida on-line, a partir de março de 2025, de forma optativa aos alunos não PcDs. Serão 16 mil vagas por ano nas quatro instituições, sendo 8 mil por semestre. 

    Os estudantes aprenderão conteúdos básicos para a promoção de uma educação mais acessível e inclusiva. Entre os principais temas, estão a análise de barreiras físicas, atitudinais, tecnológicas e pedagógicas enfrentadas pelas pessoas com deficiência, além do estudo dos seus direitos e da importância da cultura inclusiva. 

    Também será possível entender conceitos sobre tecnologia assistiva e desenho universal para a aprendizagem, práticas pedagógicas sobre diversidade, além de mergulhar em discussões filosóficas e éticas sobre inclusão. 

    Brasil volta ao top 200 universidades do mundo após 12 anos; veja

    Tópicos