Universidade bate recorde de maior aula de programação do mundo
Universidade portuguesa reuniu 1.668 alunos e entrou para o Guinness Book
O Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa, entrou para o Guinness Book com a maior aula de programação do mundo, com 1.668 alunos. O recorde anterior era de 724 participantes.
A “super” aula aconteceu no dia 12 de outubro e foi ministrada pelos professores Inês Lynce e Arlindo Oliveira, e pelo ex-aluno Rodrigo Girão Serrão.
Segundo o Instituto, apenas o “check-in” de todos os estudantes durou 1h30.
A professora Lynce deu uma introdução sobre o conceito de algoritmo e, como dinâmica, ela desafiou os estudantes a fazer aviões de papel seguindo instruções na tela. Serrão deu uma introdução de Python, e o professor Oliveira relacionou os tópicos com inteligência artificial.
A aula foi aberta e era voltada, principalmente, para estudantes universitários.
Ver essa foto no Instagram
Depois que o recorde foi confirmado, o presidente do Instituto Superior Técnico Rogério Colaço disse que “é uma enorme alegria ter entrado para o Guinness com este propósito tão nobre: ensinar engenharia a jovens”.
A Universidade de Lisboa é a segunda melhor de Portugal, segundo o ranking da revista Times Higher Education, ficando atrás apenas da Universidade de Coimbra. Ambas estão classificadas na posição entre 401-500 do mundo.