Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Unicamp concede título de Doutor Honoris Causa ao grupo Racionais MC’s

    Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay foram reconhecidos pela universidade como intelectuais que dialogam com o pensamento social brasileiro

    Tamiris Gomescolaboração para a CNN

    Os Racionais MC’s, um dos grupos mais icônicos do rap nacional, receberam o título de Doutor Honoris Causa pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em cerimônia realizada na quinta-feira (6).

    Formado por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, o grupo surgiu na década de 1980 e se destacou por suas letras contundentes, abordando temas como desigualdade social, racismo, violência policial e a realidade das periferias brasileiras.

    De acordo com a universidade, o título de Doutor Honoris Causa é a distinção máxima prevista no estatuto da Unicamp. Os artistas foram reconhecidos como intelectuais públicos que dialogam com o pensamento social brasileiro.

    “A honraria também ressalta a atuação política do grupo no combate ao racismo e às violências sociais existentes no país, destacando a crítica social presente em sua produção”, publicou a instituição.

    O título foi aprovado em sessão ordinária do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp em novembro do ano passado. Em 2022, o grupo participou de uma aula aberta na universidade, encerrando a disciplina “Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro”.

    Confira abaixo a cerimônia: 

    Obra obrigatória

    A obra “Sobrevivendo no Inferno” (1997) foi incluída como leitura obrigatória no vestibular da Unicamp de 2020 a 2022.

    A inclusão do livro — que traz as letras das músicas do álbum de mesmo nome — nessa lista marcou um momento histórico, sendo a primeira vez que um disco de rap foi considerado uma obra literária no exame.

    Unicamp 2026: passos para criar um calendário de estudos

    Tópicos