SiSU 2025: como se matricular na universidade pública
Segundo o MEC, as matrículas devem ser realizadas até o dia 3 de fevereiro


De acordo com o calendário do MEC (Ministério da Educação), os aprovados na chamada regular do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) 2025 têm até o dia 3 de fevereiro para se matricular nas universidades em que escolheram estudar e que foram aceitos.
O processo de matrícula deveria ser iniciado na segunda-feira (27) junto às instituições, no entanto, por conta do atraso de um dia na divulgação dos resultados oficiais, o cronograma foi alterado. As matrículas começaram na terça-feira (28).
Qual o procedimento?
O candidato selecionado deve verificar na instituição a disponibilidade de entrega da documentação para matrícula — se de forma digital e/ou presencial —, bem como os períodos e horários estabelecidos para a entrega da documentação e para a realização dos procedimentos relacionados à matrícula.

No caso da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) — que ofertava 9.050 vagas —, a orientação é realizar a pré-matrícula no site oficial e consultar ali as instruções necessárias quando estiverem disponíveis.
A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) tem 1.718 vagas para os aprovados do SiSU. O envio de documentos obrigatórios da primeira etapa de matrícula deve ser realizado pelo Portal do Candidato.
Em 2025, a edição do SiSU terá somente uma etapa de inscrição de candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições públicas. Com isso, os inscritos podem disputar as vagas ofertadas para o ano inteiro, participando da seleção uma única vez.
Lista de espera
Os candidatos que não passaram podem manifestar interesse em participar da lista de espera de uma das opções de curso até o dia 31 de janeiro. Dessa forma, se sobrarem vagas, ele continua concorrendo à graduação a que se inscreveu.
As convocações dos selecionados pela lista de espera podem ser realizadas no período de 12 de fevereiro a 30 de setembro de 2025.
O edital do SiSU ainda esclarece que o estudante selecionado na chamada regular não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter feito a matrícula na instituição ou não. Isso significa que se ele foi aprovado na primeira ou na segunda opção de curso, não poderá participar da lista de espera.
O SiSU é o principal processo seletivo que permite o ingresso em universidades públicas, principalmente as instituições federais, usando a nota do Enem. Neste ano, o programa ofereceu mais de 261 mil vagas em 124 universidades públicas do país.
Veja o cronograma do SiSU 2025:
- Resultado: adiado para 27 de janeiro
- Matrículas: de 28 de janeiro a 3 de fevereiro (estendido)
- Manifestação de interesse para constar na lista de espera: de 26 a 31 de janeiro
Brasil volta ao top 200 universidades do mundo após 12 anos; veja