Shakira no Brasil: dicas para aprender as músicas em inglês e espanhol
A CNN separou cinco dicas de especialista para melhorar os idiomas


A cantora Shakira, 48, está no Brasil para os shows da turnê “Las Mujeres Ya No Lloran”, com apresentações no Rio de Janeiro e em São Paulo. Essa é uma oportunidade para os fãs que estão aprendendo inglês ou espanhol para treinar o idioma enquanto se divertem no show.
A colombiana tem hits em inglês e em espanhol que marcaram sua carreira, como “Hips Don’t Lie” e “Estoy aquí”. A CNN separou cinco dicas de especialista para aprender as músicas enquanto melhora a proficiência nas línguas.
Confira:
- Comece pelas músicas mais conhecidas
A sugestão é escolher os maiores sucessos de Shakira, como “Hips Don’t Lie”, “Whenever, Wherever”, “Waka Waka” e “Can’t Remember to Forget You”, ouvir com atenção e identificar as palavras que você já conhece.
- Ative a legenda e acompanhe a letra
Algumas plataformas de música, como Spotify e Deezer, têm a função de mostrar as letras das canções ao mesmo tempo em que tocam as músicas. Acompanhar o som e a letra ajuda a associar as palavras à pronúncia correta.
- Cante junto para treinar
Cantar a música junto com o artista permite melhorar a pronúncia, já que o estudante vai imitar o ritmo e a entonação. Além disso, a repetição é uma das estratégias mais eficazes ao aprender uma nova língua, segundo Ana Vázquez, especialista em experiência de aprendizado, da Fluency Academy.
- Separe trechos desafiadores e pratique devagar
As músicas sempre apresentam um trecho mais difícil, em que o artista canta mais rápido ou que têm palavras mais difíceis. Para esses casos, os estudantes podem dividir o trecho em pequenas frases e repetir até pegar o jeito. “Isso ajuda a melhorar a dicção e evita tropeços na hora de cantar ao vivo”, diz Vázquez.
- Explore o significado das letras
As letras de músicas podem ter expressões coloquiais que nem sempre têm uma tradução exata. Por isso, uma estratégia é identificar trechos desconhecidos e pesquisá-los em dicionários confiáveis. Dessa forma, o estudante entende melhor o contexto e expande o vocabulário.
Intercâmbio de idioma: como é estudar fora depois dos 50 anos