Redação do Enem: como fazer uma boa introdução
Definição da palavra-chave e enumeração de problemas são técnicas para usar na introdução da redação
Uma das partes mais difíceis de escrever uma redação é começar o texto. Segundo a professora Pamba, de língua portuguesa, o maior medo dos estudantes é uma folha de papel em branco.
Para ajudar os candidatos que vão prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a professora, que também é produtora de conteúdo, enumerou algumas dicas para uma introdução de redação nota mil.
A professora Pamba disse que uma boa introdução tem que ter a apresentação do problema e da tese do estudante, ou seja, o seu ponto de vista.
“Se o aluno não deixar claro o tema e qual é o seu ponto de vista em relação ao problema, a introdução está incompleta”.
Ela também recomentou o estudante treinar técnicas de introdução, como a definição da palavra-chave ou a enumeração de problemas dentro do tema.
Por exemplo, na definição da palavra-chave, se o tema for “A persistência da violência contra a mulher no século 21”, o estudante pode começar o texto falando que “violência é toda ação de agressão física ou psicológica contra outra pessoa. No século 21, persiste a violência contra a mulher”.
Além de explicar o significado da palavra, é necessário mostrar qual é a relação com o tema, acrescentou a professora.
Outra técnica é a enumeração de problemas. “Se o tema for saúde pública, o estudante pode enumerar uma série de problemas na introdução e usar duas para usar no desenvolvimento, como a falta de médicos e a falta de medicamentos.”
Uma dica bônus da professora Pamba é nunca falar de todos os problemas em um único parágrafo. “Problemas diferentes em parágrafos diferentes”, concluiu.
Veja exemplos de introdução nota mil:
Tema Enem 2021: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”
Alice Souza Moreira
“A Constituição Federal, promulgada em 1988, foi esboçada com o objetivo de delinear direitos básicos para todos os cidadãos. Entretanto, tal teoria não tem sido vista em metodologias práticas, uma vez que ainda há a falta do registro civil de milhares de pessoas, impedindo-as de garantir o acesso à cidadania no Brasil, o que gera a invisibilidade social. Tal invisibilidade provoca inúmeras chagas, como a precarização do trabalho e a exclusão democrática.”
Tema Enem 2017: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
Yasmin Lima Rocha
“A formação educacional de surdos encontra, no Brasil, uma série de empecilhos. Essa tese pode ser comprovada por meio de dados divulgados pelo Inep, os quais apontam que o número de surdos matriculados em instituições de educação básica tem diminuído ao longo dos últimos anos. Nesse sentido, algo deve ser feito para alterar essa situação, uma vez que milhares de surdos de todo o país têm o seu direito à educação vilipendiado, confrontando, portanto, a Constituição Cidadã de 1988, que assegura a educação como um direito social de todo o cidadão brasileiro.”