Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Redação do Enem: como aumentar o repertório

    O repertório é parte fundamental para garantir uma boa nota na redação do Enem

    Mirella Cordeirocolaboração para a CNN

    A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um dos maiores desafios da prova para os estudantes. E, quando falamos em repertório, algumas dúvidas surgem entre os candidatos: o que de fato significa? Como ampliar esse conhecimento? Como aplicar o conteúdo na redação? 

    O que é repertório? 

    No contexto do Enem, repertório significa uma informação que o aluno coloca na redação e que vai além da coletânea oferecida pela prova. Ou seja, uma informação que não estava no material de apoio, mas que o aluno teve conhecimento em algum momento de sua vida e conseguiu relacionar com o tema, segundo Gabrielle Cavalin, coordenadora de Redação da Unidades Escolares do Poliedro. 

     

    À CNN, ela explicou que o Enem avalia usa três critérios para avaliar o repertório: 

    1. Legitimidade. “O conteúdo tem que ser respaldado em uma área do conhecimento. Se vai usar uma informação jornalística, é de qual jornal? Se vai citar um conceito, é de qual área do conhecimento? Se vai falar de um livro, qual é o título deste livro?”
    2. Pertinência. “O repertório precisa ter relação com o que está sendo discutido.” 
    3. Produtividade. “É a parte em que os alunos têm mais dificuldade, que é conseguir relacionar o repertório com a discussão. Às vezes, o aluno tem uma referência, mas não consegue explicar qual a relação do repertório com o raciocínio dele. 

    É importante que os estudantes tragam pelo menos um repertório na redação que atenda aos três critérios, seja na contextualização ou na argumentação do texto. 

    Como aumentar o repertório? 

    Cavalin sugere que os alunos consumam leituras e filmes que são estratégicos para pensar a sociedade e estruturem o estudo por eixos temáticos, como saúde, educação e cidadania.  

    Por exemplo, se o aluno ler um livro ou assistir a um filme sobre a área da saúde, ele pode relacionar com temas da redação que falem sobre o desafio de infecções sexualmente transmissíveis no Brasil ou sobre o acesso à saúde no país. 

    “A gente indica ao aluno ler pelo menos um livro ou assistir a um filme da área da saúde, da educação e cidadania”, afirma.

    Como aplicar o repertório na redação? 

    Depois de conhecer livros, filmes ou músicas novas, é importante que o candidato saiba aplicar o conteúdo na redação. Para isso, os estudantes precisam treinar semanalmente, diz Cavalin.

    O aluno pode pegar temas antigos do Enem, sempre diversificando os eixos de saúde, educação e cidadania, para praticar a aplicação do repertório. 

    “Outra dica é ler os textos de alunos bem-sucedidos para perceber como eles conseguiram tirar esses resultados, como eles mobilizaram os repertórios”, comenta, ressaltando que não se trata de copiar, mas estudar exemplos para ter referências. 

    A coordenadora ainda recomenda dois sites para os alunos ficarem de olho: Desempenhos Med, que reúne depoimentos e redações de estudantes de todo o país que passaram em medicina, e Redação à Mil, uma cartilha de redações nota mil do Enem. 

    Conheça professores de português para seguir nas redes sociais

    Tópicos