Provão Paulista 2024: confira datas e como serão as provas
Avaliação é porta de entrada para universidades como USP, Unesp e Unicamp
Em 2024, o Provão Paulista Seriado acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro para os alunos do terceiro ano do ensino médio. A avaliação, que pode ser realizada por estudante da rede pública de todo o Brasil, é porta de entrada para as melhores universidades e faculdades paulistas.
Serão ofertadas pelo menos 15 mil vagas no ensino superior para ingresso na USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) e Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
“Agora, com as datas da avaliação deste ano já divulgadas, nossas escolas e estudantes já podem organizar cronogramas específicos para a preparação para a prova que garante o acesso direto a um futuro na universidade”, disse Vinicius Leiva, secretário-executivo de Educação de São Paulo.
Quem pode fazer o Provão?
Ao contrário do Saresp, que é uma avaliação de desempenho das escolas estaduais, o Provão Paulista se estende para alunos de toda a rede pública de ensino. Podem participar os matriculados:
- Na rede estadual de estados brasileiros;
- Nas unidades do Centro Paula Souza;
- Nos programas de ensino médio das universidades paulistas (USP, Unesp, Unicamp);
- Na rede municipal;
- nos institutos federais de ensino médio.
No caso das unidades do Centro Paula Souza e escolas da rede municipal é preciso que as instituições manifestem interesse em realizar a avaliação.
Para os alunos que estão no primeiro e no segundo ano do ensino médio, realizar a prova também é permitido e ajuda a criar uma somatória que, no fim dos estudos básicos, aumenta as chances de ingressar na universidade.
Para esta parcela dos estudantes, as provas acontecem nos dias 11 e 12 de novembro.
Como são as provas?
As provas do Provão Paulista são feitas por um Comitê de Elaboração formados por professores universitários de uma série de disciplinas. Ao fazê-las, os candidatos se submetem a um sistema classificatório e eliminatório, e respondem a 90 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada.
Segundo a Secretaria de Educação de São Paulo, os temas abordados na avaliação fazem parte do Currículo Paulista e da Matriz de Referência para Avaliação, ambos instrumentos do governo estadual para planejar e executar o ensino básico.
Além das questões de múltipla escolha, que compõem a maior parte da prova, os estudantes precisam realizar ainda uma redação dissertativa-argumentativa, que “avalia a capacidade do candidato em desenvolver um texto coeso e coerente, sobre um determinado tema, conforme a norma-padrão da língua portuguesa.”
No primeiro dia, portanto, os alunos respondem a questões de:
- Linguagens e suas tecnologias;
- Ciências da natureza e suas tecnologias;
- Redação.
No segundo, as perguntas são nas áreas de:
- Matemática e suas tecnologias;
- Ciências humanas e sociais aplicadas.
Como encontrar as vagas disponíveis através do Provão Paulista?
Os alunos podem acessar o edital completo da prova na página oficial do Provão Paulista no site da Vunesp, além de conferir a quantidade de questões em cada disciplina e entender as regras para realização da avaliação.
Também é possível descobrir ainda para quais vagas os estudantes podem se candidatar em cada uma das universidades e faculdades conveniadas ao Provão.