Programa de pós leva pessoas negras para estudar em Harvard, MIT e mais; entenda
Organizada pelo Instituto Four, iniciativa visa promover equidade racial e econômica no acesso a universidades internacionais de excelência


Um programa que busca ampliar o acesso de pessoas pretas, pardas e indígenas em pós-graduações oferecidas pelas universidades mais renomadas do mundo está com inscrições abertas até este domingo (15).
Chamado de Alcance Prep, o programa dá suporte técnico, acolhimento e ferramentas para ajudar os participantes aprovados no desenvolvimento de candidaturas competitivas.
As vagas são direcionadas a candidatos brasileiros que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas e tenham o objetivo de cursar mestrados em instituições como Harvard, MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Oxford, Cambridge e outras universidades de destaque global.
“O Programa Alcance promove transformação ao preparar jovens negros e indígenas para ingressarem nas melhores universidades do mundo, fortalecendo a representatividade em espaços de liderança”, explica Wanderson Vitorino, head de projetos da organização.
“Ao impulsionar talentos com impacto social, o programa contribui para um Brasil mais diverso, justo e competitivo no cenário global.”
A seguir, entenda como funciona o projeto e as inscrições:
Equidade e impacto social
Segundo a organização, o Alcance Prep foi criado com o propósito de promover maior representatividade racial em universidades internacionais, historicamente frequentadas por poucos estudantes negros ou indígenas.
A iniciativa visa não apenas transformar a vida dos participantes e suas famílias, mas também criar líderes comprometidos com o desenvolvimento social e econômico do Brasil.
“Queremos formar um canal direto para que essas pessoas tenham acesso às oportunidades proporcionadas por uma pós-graduação no exterior, abrindo caminhos para um impacto significativo em suas comunidades e no país”, diz o edital do programa.
Como funciona
Com duração de dois anos, o programa será realizado de forma virtual entre 2025 e 2026. Durante esse período, os participantes poderão acessar uma série de recursos, incluindo:
- Orientação técnica para a elaboração de candidaturas;
- Sessões de mentoria;
- Suporte para redação de cartas de motivação, preparação para testes de proficiência em inglês e desenvolvimento de cartas de recomendação.
Critérios e processo seletivo
Os interessados devem cumprir os seguintes pré-requisitos:
- Ser brasileiro nato ou naturalizadp;
- Autodeclarar-se preto, pardo ou indígena;
- Ter o objetivo de cursar mestrado em uma das universidades listadas no edital.
O processo de seleção inclui etapas eliminatórias, como inscrição, vídeo-entrevista, entrevista on-line, análise de documentos e uma conversa de alinhamento.
Inscrições e resultados
As inscrições devem ser realizadas pelo site oficial do programa até 15 de dezembro de 2024. O resultado final será divulgado até 3 de fevereiro de 2025.
5 formas de usar a nota do Enem: estudar em Portugal, ProUni e mais