Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Professora da UFRJ é eleita presidente de centro de matemática francês

    O Cimpa oficializou a novidade no dia 30 de janeiro

    Mirella Cordeirocolaboração para a CNN

    A professora Helena Judith Nussenzveig Lopes, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), foi eleita presidente do Centro Internacional de Matemática Pura e Aplicada (Cimpa) para um mandato de quatro anos. A entidade francesa oficializou a novidade no dia 30 de janeiro.

    O Cimpa é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para fomentar a pesquisa matemática em países em desenvolvimento. O grupo presta serviço para a Organização das Nações Unidas (ONU) e todos os estados-membros.

    A professora da UFRJ passou a ser membra do Conselho Científico da associação em 2013 e ficou até 2021. Em junho do ano passado, ela foi eleita para o Conselho de Administração.

    Lopes é doutora em matemática pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos. Ela também fez estágio de docência e pesquisa em outras universidades nos Estados Unidos, foi professora visitante na Universidade Brown, e foi fellow no Instituto Newton, na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

    Segundo a Academia Brasileira de Ciências (ABC) – da qual a professora também faz parte –, ela atua em dinâmica dos fluidos, e sua principal área de pesquisa são as soluções irregulares de equações de dinâmica dos fluidos incompressíveis.

    Pesquisador brasileiro recebe prêmio do Ministério de Educação alemão

    Tópicos