Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pesquisadores da Unesp resolvem desafio matemático de 124 anos

    A solução pode colocar o Brasil na história da matemática

    Mirella Cordeirocolaboração para a CNN

    Pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro podem ter resolvido um desafio matemático proposto em 1900. A solução pode colocar o Brasil na história da matemática. 

    “Problema da topologia de curvas e superfícies algébricas” foi apresentado pelo matemático alemão David Hilbert há 124 anos e, desde então, nenhuma resposta foi considerada válida. 

    Agora, o pesquisador Vinícius Barros da Silva e os professores Edson Denis Leonel e João Peres Vieira, da Unesp, podem ter desenvolvido a solução para o mistério. Eles criaram a Teoria Geométrica de Bifurcações. 

    O problema 

    O 16º problema de Hilbert envolve determinar o número máximo de “ciclos limites” em expressões que são usadas para descrever como alguns fenômenos variam ao longo do tempo. Por exemplo, as mudanças de populações de animais em uma floresta. 

    A solução da questão pode gerar aplicações em áreas como ecologia, engenharia e computação quântica. Na meteorologia, pode ajudar na previsão de El Niño e La Niña. 

    A solução 

    Para Silva, o diferencial da proposta foi o olhar a partir da física, e não apenas da matemática. 

    “Percebo que essa sinergia entre física e matemática foi fundamental. E essa parceria pode mostrar que nós, aqui na Unesp, também conduzimos pesquisa na fronteira do conhecimento”, disse o doutor em Física Aplicada.

    Por causa do trabalho, Silva está concorrendo ao prêmio International Centre for Theoretical Physics, voltado para jovens pesquisadores. O resultado sai até o final do ano. 

    A universidade é uma das melhores da América Latina e do Caribe, segundo a classificação da QS World University Rankings. A Unesp foi uma das quatro instituições brasileiras que ficou no top 10 do ranking, junto com USP, Unicamp e UFRJ. 

    Brasil volta ao top 200 universidades do mundo após 12 anos; veja

    Tópicos