Interpretação de texto pode mudar sua nota do Enem; veja dicas
A professora Pamba compartilhou técnicas para os estudantes resolverem as questões do Enem
A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) exige muita leitura, compreensão e interpretação de texto, o que pode ser cansativo para os estudantes. A boa notícia é que existem técnicas para aumentar a taxa de acerto das questões e ganhar tempo na prova.
A CNN conversou com a professora Pamba, que também é produtora de conteúdo, para dar dicas para resolver o Enem.
Segundo a professora, a primeira coisa que os estudantes devem entender é que as questões de interpretação e compreensão são diferentes.
“Interpretação depende do conhecimento de mundo do aluno, enquanto a compreensão depende do que está no texto”, disse.
Por exemplo, com a frase “Maria está cabisbaixa” compreendemos que Maria está com a cabeça baixa, pois é exatamente o que está escrito.
Mas também podemos interpretar que ela está triste, apesar de isso não estar no texto.
Técnica para o Enem
Sabendo dessa diferença, a professora defende que os estudantes comecem a prova lendo o enunciado, e não os textos. Assim, o candidato vai perceber se a questão é de interpretação ou compreensão e se é necessário ler todo o trecho.
Por exemplo, se o enunciado começar com “no texto, o autor afirma que…”, é uma questão de compreensão. Ou seja, os estudantes devem se atentar apenas ao que está no material.
Agora, se começar com “ao ler o texto, infere-se que…” ou “, conclui-se…”, é uma questão de interpretação. Isso significa que o candidato terá que refletir sobre o que está no conteúdo.
“Se os alunos entenderem isso, eles acertam metade da prova e ainda ganham tempo”, disse Pamba, já que nem sempre será necessário ler todo o texto para responder as questões.
Enem 2024: saiba como organizar seu tempo em cada dia da prova