Governo da Irlanda abre inscrições para bolsas de estudo
Inscrições vão até dia 5 de março; candidaturas de todas as áreas podem ser submetidas


O programa de Bolsas de Estudo Internacionais do Governo da Irlanda (GOI-IES) está com inscrições abertas para a edição de 2025 e brasileiros podem se candidatar.
As candidaturas serão recebidas pelo HEA (Higher Education Authority) até dia 5 de março, às 17h.
A iniciativa, em parceria com instituições de ensino superior irlandesas, visa apoiar estudantes internacionais que desejam estudar em cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado no país europeu. Profissionais de todas as áreas podem aplicar.
O que a bolsa de estudos contempla?
Os contemplados com a bolsa de estudos do governo irlandês têm acesso a recursos acadêmicos e financeiros ao ingressar nas universidades.
Inicialmente, por exemplo, todos recebem uma bolsa anual de 10 mil euros (cerca de R$ 60 mil), desde que estejam matriculados em cursos de tempo integral.
Além disso, os alunos selecionados ganham isenção total das taxas escolares pela instituição de ensino superior anfitriã para o ano da bolsa.
Para receber, porém, eles deverão iniciar os estudos entre setembro e outubro deste ano.
Quem pode se inscrever?
Para se candidatar a uma bolsa do governo da Irlanda, os interessados devem, obrigatoriamente, ter domicílio de origem fora de países da União Europeia, além de Suíça e Reino Unido.
Em outro ponto, não serão aceitas inscrições de alunos que ainda não possuam uma oferta condicional ou final de admissão a um programa de mestrado, pós-graduação ou doutorado numa instituição de ensino superior elegível.
Como se candidatar?
Os interessados devem ler atentamente a documentação para verificar se são elegíveis. Ela está disponível na página oficial do programa na Entidade Superior da Educação da Irlanda.
Depois, junto à candidatura, eles deverão submeter ainda duas referências, que serão analisadas como parte do conjunto de capacidades dos interessados.
O órgão recomenda que as candidaturas sejam enviadas com antecedência para evitar que problemas técnicos prejudiquem as chances dos alunos.
Para além desses critérios, os candidatos devem demonstrar:
- Um histórico de desempenho académico notável;
- Excelentes capacidades de comunicação;
- Participação em atividades extracurriculares;
- Uma forte justificativa para prosseguir os estudos na Irlanda.
As candidaturas serão partilhadas com as universidades irlandesas, que deverão verificar a elegibilidade e selecionar as candidaturas com base nos seus objetivos estratégicos. Os resultados, divulgados via e-mail, estão previstos para o início de junho de 2025.
No site, é possível acessar um guia de candidatura, que facilita o processo de aplicação. Lá, os estudantes têm acesso ainda e-mails de contato e outras dicas de inscrição.
Confira países da Europa com bolsas de estudo para brasileiros