Enem: plataforma gratuita corrige milhares de redações com IA
Nova ferramenta tem o objetivo de auxiliar na preparação dos alunos de escolas públicas que vão realizar o exame
Para auxiliar na preparação dos vestibulandos brasileiros, uma plataforma gratuita que utiliza Inteligência Artificial (IA) oferece correções detalhadas de redações.
Desenvolvida com o auxílio de professores corretores do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a ferramenta avalia textos em poucos minutos, fornecendo uma nota e sugestões de melhorias. Chamada de Redação Descomplica, a ferramenta disponibiliza também apostas de temas e modelos de redações nota mil.
Como funciona?
Após cadastro, qualquer estudante pode enviar uma redação para correção. O conteúdo pode ser enviado para a revisão em diferentes formatos: a partir de um documento em PDF, ao digitar o conteúdo na própria plataforma ou até mesmo por meio de uma imagem do conteúdo redigido no papel.
Além da validação do conteúdo e da nota correspondente à redação, o feedback inclui comentários detalhados e sugestões de melhoria, compostas a partir da cartilha de correção da banca de professores do Cebraspe (instituição especializada na realização de concursos públicos, avaliações, seleções, certificações e pesquisas).
Em dois meses, a plataforma já realizou a correção de mais de 30 mil redações, de 12 mil alunos. A expectativa é que até o dia 3 de novembro esse quantitativo aumente quatro vezes mais, chegando a mais de 150 mil redações avaliadas.
Aposta de temas
O diretor pedagógico da Descomplica, Rafael Cunha, acredita que a tendência de trazer temas socialmente relevantes, observada nos últimos anos, deve ser mantida para o Enem 2024.
Para a realização de uma boa prova, ele afirma que a preparação é fundamental. “Em primeiro lugar, é preciso ler e buscar bons exemplos de redações com notas altas e notas mil. Recomendo também a leitura de redações notas baixas, para entender o que não se deve fazer e, por último, praticar escrever o máximo de redações possíveis”, recomenda.