Enem: 5 erros que prejudicam a nota da prova
O professor Paulo Jubilut traz dicas para os estudantes não terem o desempenho prejudicado
Com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se aproximando, os estudantes que vão prestar a prova devem ficar atentos aos erros que podem prejudicar a nota deles.
Segundo o professor Paulo Jubilut, produtor de conteúdo e fundador do Aprova Total, os candidatos devem focar nas revisões, fazer provas anteriores e evitar equívocos comuns que podem atrapalhar o desempenho deles.
Confira cinco erros:
1. Não conhecer a estrutura da prova
Em geral, as questões do Enem apresentam um texto com uma situação-problema baseado no cotidiano.
Para o professor, os estudantes devem ter em mente que a resposta correta sempre estará relacionada com algo já mencionado no texto-base.
2. Cair em pegadinhas
É comum os candidatos ficarem em dúvida entre duas alternativas muito parecidas no Enem, mas acabarem escolhendo a errada. Isso acontece porque podem possuir informações relacionadas ao tema, mas incorretas em relação à proposta da questão.
Uma dica do professor Jubilut é tentar “explicar” para si mesmo o motivo daquela resposta ser a correta. Dessa forma, o aluno elimina as absurdas e tem menos risco de errar.
3. Errar a estrutura da redação
Um dos erros que podem zerar a nota da redação é colocar desenhos no texto ou mandar recados para o corretor. Qualquer tipo de conteúdo que desvie a redação da estrutura dissertativa-argumentativa é um obstáculo para alcançar uma boa nota.
4. Copiar o texto de apoio
O material de apoio da redação está ali para auxiliar o estudante a pensar em argumentos para seu texto.
Se o candidato copiar o conteúdo da prova de redação ou do caderno de questões, ele terá o número de linhas copiadas desconsideradas. Portanto, é importante tomar cuidado com o material de apoio.
5. Preencher o gabarito errado
Alguns alunos acabam se distraindo e errando na hora de preencher o gabarito, o que pode fazer com que eles percam pontos importantes na prova.
O professor Jubilut recomenta reservar cerca de 30 minutos para preencher a folha de respostas. Assim, o estudante pode fazer a atividade com calma.
Calendário do Enem:
- 3 de novembro: primeiro dia de prova
- 10 de novembro: segundo dia de prova
- 20 de novembro: divulgação dos gabaritos
- 13 de janeiro de 2025: resultado do Enem
Saiba o que diz a cartilha de redação do Enem divulgada pelo Inep