Enem 2024: veja os assuntos de química que mais caem
Físico-química, química geral e química orgânica são os temas mais importantes da prova
No segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece no próximo domingo (10), os estudantes vão encarar 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza, que inclui as disciplinas física, química e biologia.
A CNN já fez uma lista dos assuntos que mais caem em física e biologia para te ajudar com a revisão. Agora é a vez de química.
Segundo o levantamento Raio-X do Enem, do SAS Educação, os temas de química mais recorrentes no Enem são físico-química, química geral e química orgânica. Juntos, esses assuntos são responsáveis por 75% do conteúdo.
Veja a lista completa:
- Físico-química
- Química geral
- Química orgânica
- Meio ambiente
- Energia
- Atomística
- Água
Além de se concentrar nos temas mais recorrentes na prova do Enem, é importante que os estudantes definam estratégias para resolver o exame.
Para os professores da plataforma Aprova Total, uma dica é começar pelas questões que têm o enunciado mais curto e direto. Dessa forma, os candidatos podem otimizar o tempo.
Confira as dicas:
- Comece resolvendo as questões que têm enunciado mais curto e direto. Deixe os exercícios com cálculos ou enunciados mais longos para depois.
- Ler atentamente o comando é fundamental para encontrar a resposta, pois algumas questões de química possuem situações problema que a maioria dos candidatos conhece.
- Realize a leitura completa do texto base se realmente for necessário.
CNN divulga gabaritos extraoficiais
Assim como no primeiro dia de provas, a CNN vai disponibilizar os gabaritos extraoficiais do Enem no domingo (10) ao término do exame. A correção é de uma equipe de professores do SAS Educação.
Também é possível conferir os cadernos do primeiro dia na íntegra.
Os gabaritos oficiais estão previstos para sair no dia 20 de novembro.
O resultado final, com as notas individuais de cada participante, incluindo a pontuação da redação, estará disponível no site do Inep dia 13 de janeiro de 2025.