Enem 2024: veja como foi o segundo dia de provas
A segunda prova do Enem foi composta por 90 questões, sendo 45 de matemática e 45 de ciências da natureza
- 1 de 10
Estudantes chegam na Universidade Santo Amaro, na zona sul da capital paulista, para segundo e último dia do Enem 2024, neste domingo (10) • Leandro Chemalle/Thenews2/Estadão Conteúdo
- 2 de 10
Candidatos chegam para o segundo dia do Enem 2024 no Distrito Federal • Jose Cruz/Agência Brasil
- 3 de 10
Uma mãe acaricia sua filha antes dos portões fecharem no Distrito Federal • Jose Cruz/Agência Brasil
-
- 4 de 10
Estudante chega para o Enem 2024 no Distrito Federal • Jose Cruz/Agência Brasil
- 5 de 10
Candidatos chegam para o segundo dia do Enem 2024 no Distrito Federal • Jose Cruz/Agência Brasil
- 6 de 10
Candidatos chegam para o segundo dia do Enem 2024 no Distrito Federal
-
- 7 de 10
Estudantes se apressam para pegar os portões abertos da FMU Vila Nova Conceição, na zona sul da capital paulista, para segundo e último dia do Enem 2024 • Leandro Chemalle/Thenews2/Estadão Conteúdo
- 8 de 10
Estudantes chegam para segundo e último dia do 2024, na FMU Liberdade, região central de São Paulo • Renato S. Cerqueira/Ato Press/Estadão Conteúdo
- 9 de 10
Estudantes chegam para segundo e último dia de aplicação do Enem 2024, na FMU Liberdade, região central de São Paulo • Renato S. Cerqueira/Ato Press/Estadão Conteúdo
-
- 10 de 10
Estudantes no segundo dia do Enem na UNIP Vergueiro em São Paulo • Paulo Pinto/Agência Brasil
O segundo dia de provas do Enem 2024, neste domingo (10), foi realizado “sem ocorrências graves”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana, em coletiva de imprensa após a aplicação do exame.
Neste domingo, os alunos realizaram as provas de ciências da natureza (física, química e biologia) e suas tecnologias e matemática.
Assim como planejado pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os portões dos locais de provas foram abertos às 12h e fechados às 13h. A aplicação foi finalizada às 18h20, conforme o cronograma.
Ciências da natureza
A prova de ciências da natureza foi considerada fácil, segundo professores consultados pela CNN. Entre as questões, se destacaram as que abordavam o meio ambiente, além do uso de tirinhas — citando uma obra da Laerte — em um exame que não exigiu muito cálculo.
Segundo João Eduardo Pinhata, gerente de avaliações do SAS Educação, a prova foi muito equilibrada entre química, física e biologia e exigiu mais interpretação de gráficos, esquemas, fórmulas químicas e circuitos elétricos do que cálculo em si.
Na prova de biologia, por exemplo, o exame surpreendeu os estudantes com uma questão que envolvia as pererecas-assobiadoras, o que corroborou com a análise dos especialistas de que a prova trouxe temas do cotidiano.
Questão de física pode ser anulada
A questão 129 da prova azul; 102 da amarela; 100 da cinza/branca; e 124 da verde, pode ser anulada, segundo avaliação dos professores ouvidos pela CNN. A questão traz como contexto uma cafeteira elétrica de 700 W de potência que ferveu meio litro de água em três minutos. O aluno precisava calcular a eficiência energética do objeto.
A equipe de física do Curso Anglo, por exemplo, comentou que existe uma falha conceitual. “Quando você calcula a potência da cafeteira com os dados do enunciado, a gente encontra um valor de 933 W. Esse valor é acima da potência total fornecida pelo enunciado da cafeteira de 700 W”, o que seria fisicamente impossível.
O professor Bruno Sá, do Elite Rede de Ensino, reforçou: “a potência da cafeteira (933 W aproximadamente) acaba possuindo um valor maior que a potência total/nominal fornecida (700 W), o que vai contrário aos conceitos físicos.”
Prova de matemática
Com maior peso neste segundo dia, o grande destaque da prova de matemática do Enem foram as questões de matemática financeira.
“Um quarto da prova, ou um pouco menos disso, abordou esse tema e conciliou com outro assunto, como porcentagem e juros, trazendo questões que vão além da matemática financeira”, comentou João Eduardo Pinhata, gerente de avaliações do SAS Educação.
Ele ressaltou que geometria plana e espacial também tiveram papel importante na prova. “Com destaque para a questão tanto de planificação quanto rotação de figuras planas”, disse.
Assim como era esperado, também caíram questões de análise de gráficos e probabilidade combinatória.
CNN divulga gabaritos extraoficiais
Após a aplicação do Enem, a CNN disponibilizou os gabaritos extraoficiais do segundo dia de provas. As correções foram feitas por professores da plataforma SAS Educação, em parceira com o colégio Ari de Sá, de Fortaleza (CE).
Além disso, é possível conferir os cadernos de provas do primeiro e segundo dia na íntegra.
Inep vai antecipar gabaritos oficiais
O Inep vai divulgar os gabaritos e provas do Enem 2024 nesta semana. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, neste domingo (10), em coletiva de imprensa.
A previsão anterior é de que seria divulgado apenas no dia 20 de novembro.
Já o resultado final com as notas individuais de cada participante estarão disponíveis no site do Inep no dia 13 de janeiro de 2025.
Abstenção no segundo dia
Cerca de 30,6% dos estudantes inscritos no Enem 2024 faltaram no segundo dia de provas, segundo o balanço preliminar do Inep, divulgado no mesmo evento para a imprensa.
Camilo Santana ressaltou ainda que a taxa de abstenção este ano foi menor do que em 2023 e 2022, quando 32% e 32,1% dos candidatos faltaram ao segundo dia de prova, respectivamente. No primeiro dia da prova de 2024, a abstenção foi de 26,6%.
Ele também detalhou que houve 1.925 eliminados do Enem neste domingo, menos do que os 4.999 da semana passada. No domingo passado (3), primeiro dia de provas, os candidatos responderam questões de linguagens e ciências humanas.
Outra medida anunciada é que o Enem deve voltar a certificar estudantes maiores de 18 anos na conclusão do ensino médio a partir de 2025.
Gracyanne, Paolla Oliveira e outros: veja onde 10 famosos estudaram