Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Enem 2024: prova de ciências da natureza foi fácil e não exigiu muito cálculo

    Segundo professores consultados pela CNN, prova não fugiu à regra do Enem e apresentou muitas questões relacionadas à pauta ambiental

    Flávio Ismerimda CNN

    A prova de ciências da natureza do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano não foi difícil, segundo professores de consultados pela CNN neste domingo (10). Entre as questões, se destacaram as que abordavam o meio ambiente e as mudanças climáticas, além do uso de tirinhas em um exame que não exigiu muito cálculo.

    Segundo João Eduardo Pinhata, gerente de avaliações do SAS Educação, a prova foi muito equilibrada entre química, física e biologia e exigiu mais interpretação de gráficos, esquemas, formulas químicas e circuitos elétricos do que cálculo em si.

    À CNN, ele destacou as questões que pediam para identificar a função orgânica e a que falava sobre a hidroxipatita de cálcio, substância que forma o esmalte dos dentes, considerada por ele como um clássico do Enem.

    Pedro Lopes, supervisor de avaliações do SAS Educação, citou o uso de tirinhas para duas questões de física: uma do Calvin e outra da Laerte.

    Na primeira, a questão falava sobre a trajetória orbital e pedia que o estudante indicasse o vetor que representava a força que o chão exercia sobre ele na hora em que ele caia de balanço. Na segunda, a dúvida era sobre por que uma geladeira seria importante para um esquimó.

    A questão ambiental também foi um dos destaques da prova, segundo Pedro Lopes. As questões da prova passaram sobre o sistema agroflorestal, o impacto dos microplásticos para a fauna, a reciclagem de alumínio e energia solar.

    CNN terá gabarito extraoficial do Enem

    CNN terá o gabarito extraoficial do exame. A correção será realizada pelo SAS Educação em parceira com o colégio Ari de Sá, de Fortaleza (CE), e estará disponível em nosso portal após o fim da prova.

    5 formas de usar a nota do Enem: estudar em Portugal, ProUni e mais

    Tópicos