Dicas de redação: quando usar a crase?
A menos de dois meses do Enem, o professor Noslen Borges explicou as regras de crase para auxiliar os vestibulandos na redação
Você sabe quando deve usar a crase em uma redação? Para o professor de língua portuguesa e influenciador Noslen Borges, os alunos nem sempre entendem o conceito da crase e, por isso, acabam criando confusões.
Nesta reta final para o Enem, é importante revisar os conteúdos para evitar perder nota no texto.
O conceito que deve ser lembrado pelos estudantes é que a crase é utilizada quando acontece a fusão do “a” preposição com o “a” artigo feminino.
À CNN, o professor ressaltou quando usamos a crase:
- Apenas com palavras femininas;
- Na indicação de horas;
- Em locuções adverbiais femininas que indiquem tempo, lugar, modo ou meio; e
- Com a expressão “à moda de”, mesmo que subentendida.
Alguns exemplos:
“Assistimos à peça de teatro.”
Esta frase leva crase porque o verbo assistir no sentido de “ver” exige a preposição “a”, pois quem assiste, assiste a algo, e a palavra “peça” admite o artigo feminino “a” antes dela. Assim, fazemos a fusão dos dois “as” e temos a crase.
“Chegaremos às 15 horas.”
A frase leva crase porque é indicação de horas.
“Virei à esquerda na rua errada.”
A expressão “à esquerda” é uma locução adverbial feminina de lugar e leva crase obrigatoriamente porque o sentido da frase é de virar na direção esquerda.
“Escrevia à Camões.”
A frase tem crase porque está subentendido que é “à moda de Camões”.
Truque da crase
“Sempre ensino que se o estudante conseguir trocar a palavra feminina por uma masculina equivalente e no masculino utilizar ‘ao’, significa que no feminino vai crase”, disse Noslen.
Vejo o exemplo abaixo:
“Tudo era relacionado ao colégio dos irmãos. Tudo era relacionado à escola dos irmãos.”
“No caso, usei ‘ao’ antes da palavra masculina ‘colégio’, e usaria ‘à’ para o feminino ‘escola’. Isso funciona em 90% dos casos”, completou o professor.
Dicas para o Enem
Usar a crase corretamente pode ajudar o candidato na redação do Enem, principalmente para garantir a pontuação máxima na competência de domínio da escrita formal da língua portuguesa.
Na hora da redação, também é importante manter a calma. Para isso, o melhor caminho, segundo o professor, é escrever muitas redações antes da prova.
“Quanto mais o estudante treinar, mais ele dominará aquele estilo de escrita e mais tranquilo ele ficará para o dia da prova. Redação é muito mais repetição e transpiração do que inspiração. Se tem algo em língua portuguesa que se assemelha a exercícios físicos é a escrita de redações”, finalizou.
Guia de preparação para o Enem: tudo o que você precisa saber